Sertão Hoje

Sertão Hoje

Com obras em fase final, nova sede do Detran de Brumado deve ser entregue ainda este mês

Sexta / 17.06.2016

Por Guto Bernardes

A nova sede do Detran trará mais conforto e comodidade para a população (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

A obra da nova sede do Detran em Brumado está em fase final e deve ser entregue à população ainda este mês. Com uma estrutura feita totalmente dentro de um projeto de necessidade do órgão, onde uma equipe do próprio Detran tem feito o projeto e acompanhamento da mesma, a nova sede visa trazer uma maior conforto e comodidade com instalações mais adequadas as necessidades da população, para atender 70 mil pessoas. Em entrevista com a nossa Redação, o coordenador interino do Ciretran de Brumado, Roque Fraga, disse que, “a nova sede estará de portas abertas para atender toda a população com uma estrutura moderna, atendendo todas as demandas necessárias”. Ainda segundo Fraga, a obra está em fase de finalização e que não tem medido esforços para que seja entregue para a população até o final deste mês. A empresa responsável pela obra é a Relevo Construtora e o valor estimado de investimento foi em torno de 1,1 milhões. A obra, que fica localizada na Rua Alta Leite de Oliveira, no Bairro Santa Tereza, foi iniciada e seguiu sem nenhuma interrupção, estando no prazo previsto para conclusão.

O coordenador interino do Ciretran, Roque Fraga, disse que a obra está em fase final e deve ser entregue ainda este mês (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Governo de Caculé realiza mobilização de combate à exploração do trabalho infantil

Sexta / 17.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento também com as parcerias do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, Serviço Família Acolhedora SERPAI e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Entre os dias 1º e 9 de junho, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, mobilizou o município para o combate à exploração do trabalho infantil. O evento também contou com a parceria do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, CMDCA, Serviço Família Acolhedora (SERPAI) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Com o tema “Todos juntos contra a exploração do trabalho infantil” e o lema: “Trabalho Infantil nem de Brincadeira”, a ação contemplou as escolas municipais, o povoado de Várzea Grande e toda a sede. Foram realizadas distribuição de jornais informativos sobre o tema, palestras e entrevista na Rádio Atalaia FM com a presença do enfermeiro Flávio Cardoso Araújo, Coordenador do CREAS.

O enfermeiro Flávio debateu os malefícios do trabalho infantil na saúde e na vida de crianças e adolescentes. A psicóloga Fabrícia Prates Amorim, coordenadora do Serviço Família Acolhedora, explanou sobre os impactos psicológicos e educacionais causados pela exploração do trabalho infantil. E a articuladora do PETI, Cynara Damaceno, encerrou o encontro enfatizando a importância de todos estarem juntos contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

A culminância aconteceu no dia 09 de junho, com uma apresentação teatral lúdica itinerante por todos os bairros da cidade, ressaltando a problemática da exploração do trabalho infantil. “As ações estratégicas irão continuar, pois a sensibilização é um processo construído lentamente, mas traz frutos muito positivos no combate à violação dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Assistência Social, Sônia Regina Pessoa.

A ação contemplou as escolas municipais, o povoado de Várzea Grande e toda a sede.

Brumado: José Carlos dos Reis é homenageado com troféu Incentivo à Cultura do Terno de Reis

Sexta / 17.06.2016

Por Eliana Costa

O vereador José Carlos dos Reis é um incentivador e apoiador dos eventos culturais e da continuidade da realização em cada uma das comunidades.

As tradições culturais da comunidade contribuem para que todos se apropriem da cultura do seu grupo constituindo sua identidade. A valorização da cultura e a sua preservação de geração a geração são fundamentais para seu conhecimento e a compreensão da importância de mantê-la viva na memória, preservando o que somos, nossas características e identidade. O vereador José Carlos dos Reis é um incentivador e apoiador dos eventos culturais e da continuidade da realização em cada uma das comunidades.

Demonstrando essa sua preocupação com a preservação da história e cultura, o parlamentar não mediu esforços para que a tradicional festa do Terno de Reis voltasse a ocupar um lugar de destaque. Como reconhecimento a esse trabalho, o vereador foi agraciado com o troféu Incentivo à Cultura do Terno de Reis. A entrega foi realizada pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias, em nome também da Comissão que, juntamente com o parlamentar, foi responsável pela realização do 1º Encontro de Reisado de Brumado. “Foi com certeza um momento muito especial e de grande satisfação, pois vimos que juntos podemos realizar eventos de tamanha importância para a preservação de nossa cultura, nossa história. Agradeço muito”, declarou José Carlos dos Reis.

Polícia Civil prende assaltante que agia na zona rural de Brumado

Sexta / 17.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Clodoaldo Santos Souza, de 19 anos, foi autuado por assalto a mão armada em uma fazenda da zona rural de Brumado.

Após investigações de um roubo em uma fazenda no município de Brumado, Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender Clodoaldo Santos Souza, de 19 anos, o qual praticou o crime de roubo a mão armada, no mês de maio, na região rural do Esconço. No ano de 2015, o referido preso já havia sido conduzido para a Delegacia acusado de roubar um telefone celular. Fonte: Dr. Leonardo Rabelo, Delegado Coordenador Regional da 20ª COORPIN – Brumado.

Caculé recebeu pilotos de vários cantos do Brasil para a 3ª Etapa da Liga Baiana de Downhill

Quinta / 16.06.2016

Por Tayga Ribeiro

O evento atraiu competidores de vários cantos do país, contando com a presença e participação do público que animou a competição.

Com uma vista privilegiada, o Morro da Cambambosa foi arena para a disputa da 3ª etapa da Liga baiana de Downhill 2016, reunindo, nos dias 11 e 12 de junho, caculeenses, pilotos e os amantes do esporte. A pista do local é considerada uma das melhores da Bahia. O evento atraiu competidores de vários cantos do país, contando com a presença e participação do público que animou a competição. O apoio do Governo de Caculé foi primordial para o sucesso do evento, que também garante o incentivo ao esporte e promoção do turismo e da inclusão social. Confira os vencedores e suas respectivas categorias:

Iniciante: 1º Jesse Novais 02:29.031; 2º Cauan Silva 02:46.064; 3º Jonas Oliveira 02:50.045; 4º Paulo Augusto 02:53.055; 5º Felipe 03:22.44; 6º Eduardo 03:26.67.

Hard Taill: 1° Sandro Souza 02:20.056; 2º Francisco Atherton 02:21.094; 3º Danilo Atherton 02:24.073; 4º Rafael Pacheco’s 02:28.017; 5º Matheus Brandão 02:29.42; 6º Marcos Felipe 02:34.65; 7º Darrem Felix 02:35.076; 8º Icaro Moreira 02.47.023.

Elite: 1º Joas Marinho 2:12.73; 2º Rony Bikes 2:15.018; 3º Luizinho 2:17.44; 4º Sérgio Rambo 2:17.904; 5º Luiz Rafael 2:20.008; 6º Danilo Ribeiro 2:24.036; 7º Anderson Viana 2:25.051; 8º Ralf Malhas 2:29.030; 9º Lauro Henrique 2:31.034; 10º Jonh Soares 2:36.035; 11° Léo Carriola 2:36.993; 12º Thales Lima 2:38.029.

O Ranking (Pontos) ficou assim: 1º Joas Marinho (Itapetinga) – 710; 2º Luiz Pereira (Guanambi) – 670; 3º Sérgio Rambo (Jequié) – 625; 4º Rony Bikes (Caculé) – 615; 5º Ralf de Oliveira Soares (Guanambi) – 550; 6º Jhon Soares (Guanambi) – 500; 7º Thales Lima (Eunápolis) – 450; 8º Diego Didhas (Jacobina) – 440; 9º Jefferson Santos (Guanambi) – 425; 10º Jhonatan Delezzoti (Itaberaba) – 360; 11º Gee Matos (Itapetinga) – 340; 12º Roberval Biro (Guanambi) – 260.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

O apoio do Governo de Caculé foi primordial para o sucesso do evento, que também garante o incentivo ao esporte e promoção do turismo e da inclusão social.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 17/06

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 17/06, das 08:00h às 14:00h, no bairro Morada Nova, em Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais. Rua Divan Rocha Lessa; Rua Manoel Luiz Mendes; Rua Clisio Cardoso Guimarães; Rua D; Rua 27; Rua 16; Rua A; Rua 14; Rua Benedito José Santana; Rua 12; Rua 23; Rua 25; Rua 15; Rua Otavio Mangabeira; Av. Sanitária; Av. A; Rua Maria Prado; Rua F; Rua Alibio José Dos Santos; Rua 13; Av. Professor José Neves Teixeira; Rua Amazonas. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Prefeito Zé Barreira participa de abertura de curso de formação do PETO

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O curso, realizado pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), vai capacitar 26 militares entre oficiais, sargentos e soldados.

Na manhã da última segunda-feira (13), no Auditório Municipal, o prefeito  de Caetité, Zé Barreira, participou da abertura do curso de formação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar. O curso, realizado pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), vai capacitar 26 militares entre oficiais, sargentos e soldados. Destes, 16 policiais farão parte do PETO. Segundo o major Moreira, comandante da 94ª CIPM, a equipe em formação “vai atuar inicialmente em Caetité, mas vai fazer a segurança de toda região. Esse é o objetivo”, explicou.

Na abertura do curso, o major Moreira agradeceu o apoio que o município oferece à 94ª CIPM. “Essa é uma parceria importante e fundamental para que a gente possa executar um trabalho ainda melhor. Sabemos que o Estado é responsável pela segurança pública, mas entendo que cada ente federativo deve contribuir, e aqui eu tenho percebido esse apoio”, destacou o Major.

O prefeito Zé Barreira reconheceu que ainda há muita coisa para ser feita, mas lembrou que importantes passos já foram dados. “Hoje nós temos a nossa própria companhia, tivemos a inauguração da ampliação esse mês, implantação de videomonitoramento e entrega de novas viaturas. É a resposta que a gente pode dar à criminalidade. Não tenho dúvida de que a atuação deste pelotão vai trazer mais ganho no combate às ações criminosas”, enfatizou.

O curso está sendo ministrado por uma equipe formada pelo capitão Cláudio Lopes, lotado no 8ª Batalhão de Polícia Militar de Porto Seguro, e ainda pelos tenentes Erlon e Vasconcelos, da Rondesp de Vitória da Conquista.

Governo promove ações para amenizar crise hídrica na região sudoeste da Bahia

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Desde dezembro de 2015, os órgãos competentes têm intensificado as operações de fiscalização do uso da água disponível em mananciais na região (Foto: Reprodução/Internet).

O Governo do Estado tem buscado alternativas para amenizar a crise hídrica nos municípios de Barra do Choça, Belo Campo e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Desde dezembro do ano passado, os órgãos competentes têm intensificado as operações de fiscalização do uso da água disponível em mananciais na região. Em todas as ações, foram emitidas notificações, autos de infração de interdição e autos de apreensão. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) já realizaram fiscalização ao longo da barragem Água Fria II e em alguns trechos dos rios Monos, Catolé e Água Fria. O objetivo das ações é coibir as captações de água para irrigação e garantir disponibilidade de água suficiente para o abastecimento humano da população.

Em Barra do Choça, a equipe técnica recolheu equipamentos de irrigação e bombas que captavam água de forma irregular. Na oportunidade, os proprietários das bombas foram orientados sobre o cumprimento da lei de gestão das águas, além de serem alertados sobre o momento crítico pelo qual a região está passando devido à longa estiagem e a necessidade de se utilizar racionalmente os recursos hídricos. Adaptações no funcionamento do sistema integrado de abastecimento de água que atende os municípios de Vitória da Conquista e Belo Campo também foram feitas pelo Governo do Estado, por meio da Embasa, para garantir a continuidade do serviço de fornecimento de água tratada e canalizada.

A primeira medida foi instituir o regime de racionamento na distribuição, diminuindo a oferta de água em cerca de 37,5%, desde o dia 23 de maio deste ano, e divulgar uma campanha de comunicação alertando a população para a necessidade de consumir menos água nesse contexto. Os procedimentos para controle de perdas de água na rede distribuidora também foram intensificados e bombas instaladas no Rio Catolé, para captar mais água para o sistema. Assim irá permitir que as barragens de Água Fria I e II possam recuperar o nível de acumulação com as chuvas que, geralmente, costumam cair nos meses de junho, julho e agosto. Ainda estão em andamento estudos de viabilidade técnica para a captação de água em outros mananciais da região.

Governo de Caetité inaugura obras no distrito de Pajeú do Vento

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Com a presença de moradores e representantes locais, a praça foi finalmente entregue com o descerramento da placa inaugural.

A Prefeitura de Caetité realizou, na última sexta-feira (10), a entrega da Praça de Pajeú do Vento e do asfaltamento da Rua Lindolfo Fernandes, trecho que dá acesso à estrada para Guanambi. Antes do descerramento da placa inaugural, o prefeito José Barreira lembrou que Pajeú foi um dos primeiros lugares que visitara quando chegou a Caetité, em 1988, e naquela ocasião não havia no distrito uma só rua calçada, o que começou a ser feito na gestão do ex-prefeito Dácio Oliveira. Ele lembrou ainda que os calçamentos realizados em suas duas gestões não foram tão importantes quanto acabar com a crônica falta de água. “Há oito anos o distrito disputava a vinda de carros-pipa, para que seus moradores pudessem dispor de água, e isto hoje é só lembrança do passado triste”, externou. O prefeito ainda firmou o compromisso de antes do término de sua gestão voltar em Pajeú do Vento para a entrega da quadra poliesportiva, mais uma obra de grande porte que o distrito terá. Com a presença de moradores e representantes locais, a praça foi finalmente entregue com o descerramento da placa inaugural. Também participaram do evento a secretária Cléia Montenegro (Desenvolvimento Social), Olimar Oliveira (Relações Institucionais), Rosival de Almeida (Desenvolvimento Econômico), além do vereador Nem de Dácio e de lideranças políticas.

Depois da entrega da ampliação da unidade do PSF, os moradores receberam uma nova praça e o asfaltamento da Rua Lindolfo Fernandes.

Prefeitura de Igaporã convida a população para participar de inaugurações no município

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

As inaugurações serão realizadas neste sábado, dia 18 de junho.

A Prefeitura de Igaporã convida toda a população para participar das inaugurações que serão realizadas no Bairro Alto do Cruzeiro, neste sábado, dia 18 de junho. Serão entregues duas importantes obras para o município: a Creche Proinfância Professor José Alonso Fernandes de Brito e a pavimentação e urbanização do Bairro Manoel Azevedo.

Leituristas da Coelba identificam 5,9 mil possíveis focos do mosquito em dois meses de ação na Bahia

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os leituristas fazem anotações indicando os locais sob risco de focos do mosquito e envia diariamente para as secretarias de saúde municipais (Foto: Reprodução/Internet).

Dois meses após iniciar os trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, os leituristas da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, identificaram 5,9 mil possíveis focos na capital e interior da Bahia. Em Salvador, foi identificado o maior número de focos, com 1.757. A estratégia da empresa é utilizar estes profissionais que, diariamente, coletam consumo mensal de energia elétrica dos mais de 5,7 milhões de clientes, para identificar focos do mosquito e informar as autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. As anotações e indicações dos locais sob risco são feitas nos próprios equipamentos de coleta de leitura, que já estão configurados para receber os dados. As informações - endereço estruturado e coordenadas geográficas - são disponibilizadas diariamente para as secretarias de saúde municipais para que sejam tomadas as medidas necessárias. Desde o início de junho essas informações também são disponibilizadas no aplicativo para celular, o Caça Mosquito, do Governo do Estado. A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Quadrilhas Juninas de Caculé deram show de beleza e sincronismo em criativas produções

Quinta / 16.06.2016

Por Tayga Ribeiro

Um belíssimo figurino e a alegria dos quadrilheiros encantaram o público presente nas três noites de apresentações.

As tradicionais quadrilhas juninas abriram os festejos com lindas criações apresentadas nos dois últimos fins de semana. A Quadrilha Junina Busca-pé foi a primeira a se apresentar, encantando a platéia com o tema “Meu Cordel Encantado é o Sertão. Aqui é o meu lugar! O sertão é do tamanho do mundo. O sertão é dentro da gente." No dia 10 de junho, a Quadrilha Junina Xiado do Xinelo apresentou “Pirata! O descobridor dos sete mares”, seduzindo os presentes com uma surpreendente demonstração de alegria e criatividade. E no dia 11 de junho, a tradicional Quadrilha Junina Jacques Carvalho mostrou a cultura e as belezas de Pernambuco inspirados no tema: "Pernambuco, coração do folclore brasileiro"! Um animado arrasta-pé embalou as noites após a apresentação das quadrilhas com a participação de Joel e seu Forró, Banda Forró a Dois e a dupla Gil e Vanessa. No dia 17 de junho, sexta-feira, as escolas municipais apresentam lindas criações no Arraiá da Educação, que este ano também terá Quermesse com barracas temáticas, tendo como contexto: Cultura, Ecologia, Diversão e reapresentação das Quadrilhas Juninas.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Realizaram apresentações as quadrilhas juninas Busca-pé, Xiado do Xinelo e a Jacques Carvalho.

129 aprovados em Concurso Público da Prefeitura de Guanambi tomam posse

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Guanambi concedeu posse a 129 aprovados em Concurso Público, estes pertencem aos Editais de Convocação 04, 05 e 06.

Na manhã da última sexta-feira (10), a Prefeitura de Guanambi concedeu posse a 129 aprovados em Concurso Público, estes pertencem aos Editais de Convocação 04, 05 e 06, e passaram pelo processo de apresentação de documentos e realização de exames médicos. O Decreto de nomeação, com a relação nominal dos candidatos e de todos os cargos, foi publicado no Diário Oficial do Município http://guanambi.ba.gov.br/Diario_Oficial da última quinta-feira (09), seguindo rigorosamente a ordem de classificação. A solenidade de posse ocorreu no auditório do Centro de Treinamento de Professores (Cetep), localizado no Bairro Santo Antônio. O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores e servidores do Departamento Pessoal. Após o ato, os funcionários foram encaminhados para diversas repartições da administração municipal para o início do trabalho. A próxima etapa será a convocação para as vagas dos candidatos que não atenderam as convocações realizadas.

Após o ato, os funcionários foram encaminhados para diversas repartições da administração municipal para o início do trabalho.

Reunião entre governo de Caetité e grupos de montaria define calendário para o 2 de julho

Quinta / 16.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na reunião ficaram definidas situações como a ordem dos grupos no desfile, controle de trânsito, autorização prévia para charretes, ensaios, horários, prazos, entre outros.

No dia 08 de junho, no Auditório Municipal, o prefeito Zé Barreira se reuniu com os grupos de montaria do município que vão participar do desfile do 2 de Julho deste ano. No encontro foram discutidos os detalhes das comemorações da Independência da Bahia, cujo tema será “Da diversidade à força: eis a liberdade”. Os secretários Sebastião Carvalho (Secelt) e Rosemária Joazeiro (Educação), além de representantes de outras secretarias e órgãos municipais participaram da reunião. O diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Roberto Leônidas Azevedo, esclareceu algumas dúvidas sobre os cuidados com os animais que se apresentarão e os exames que serão feitos. Na ocasião, ficaram definidas situações como a ordem dos grupos no desfile, controle de trânsito, autorização prévia para charretes, ensaios, horários, prazos e muitos outros detalhes que fazem parte das comemorações do 2 de Julho em Caetité. Sobre essa parceria entre o público e entidades privadas, o prefeito Zé Barreira enfatizou que, “começamos a realizar esse diálogo com os grupos de montaria, e é importante que a administração assuma essa parceria. Ninguém faz nada sozinho”.

Caetité: Alunos do EJA participaram de Oficina do Trabalhador durante o mês de maio

Quarta / 15.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

As Oficinas do Trabalhador da EJA resgatam e valorizam as habilidades profissionais dos alunos.

A Secretaria de Educação de Caetité, através da coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a parceria dos professores e alunos, realizou uma bela programação para comemorar o mês do trabalhador. O projeto foi desenvolvido na sede e zona rural do município, sendo planejado e executado de forma a valorizar as habilidades profissionais dos estudantes dessa modalidade. “Essa ação pedagógica foi norteada pelo eixo Cidadania e Trabalho durante todo o mês de maio nas turmas de EJA do município. O objetivo é estimular a autonomia e a consciência crítica dos cidadãos por meio de atividades participativas, conscientizando os alunos dos direitos e deveres relacionados ao trabalho para o fortalecimento de sua cidadania. Dessa forma, o projeto resgatou e valorizou as habilidades profissionais dos educandos da educação de jovens e adultos”, explicou a secretária de Educação, Rosemária Joazeiro. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino utilizado na rede pública do Brasil para a inclusão de jovens e adultos na educação formal. "Em síntese, tem o propósito de garantir o ensino fundamental no município com qualidade para aqueles que perderam a oportunidade de se escolarizar na época própria", explicou Paula Andréia, que é coordenadora do Programa ao lado de Anne Císera.

O objetivo é estimular a autonomia e a consciência crítica dos cidadãos por meio de atividades participativas, conscientizando os alunos dos direitos e deveres relacionados ao trabalho.