Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia Rural Contemporânea será destaque na Feira Internacional da Agropecuária

Sexta / 25.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento, realizado simultaneamente com a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), começa neste sábado (26) e vai até o dia 4 de dezembro.

Toda a diversidade e riqueza produtiva e cultural dos Territórios de Identidade da Bahia estarão presentes na 1ª edição do Bahia Rural Contemporânea, que abriga a 7ª Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (7ª FEBAFES). O evento, realizado simultaneamente com a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), começa neste sábado (26) e vai até o dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. Durante os nove dias, os visitantes da FEBAFES poderão degustar, comprar e conhecer produtos já conhecidos do público como cerveja de umbu, licuri caramelizado, linguiça de tilápia. Também terão novidades como chocolates especiais, geleia de maracujá do mato, barrinhas de cereais com sabores exóticos, massas prontas para bolos, néctar de frutas, morangos in natura, entre outros.

Serão 150 expositores e mais de 3 mil produtos de cooperativas e associações de todo o estado. A Feira contará com Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, Feira Verde, Espaço Arte (com produção de cerâmica e pintura) e Espaço Cultura. Tudo organizado por Territórios de Identidade do estado, onde serão apresentados produtos da economia local, cultura, culinária e belezas naturais. O evento ainda terá o 1º Salão dos Territórios de Identidade da Bahia com a Praça Gastronômica, composta por 16 estandes para comercialização de iguarias de diferentes territórios do estado. Na Praça está prevista uma programação cultural, com atrações que traduzem toda a riqueza do universo do interior baiano. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), organizado em uma área de cinco mil metros quadrados, com o objetivo de promover, divulgar e comercializar os produtos de empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária. Também é um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas e seminários, com uma extensa programação.

Analista econômica proferiu palestra para micro e pequenos empresários de Caculé

Sexta / 25.11.2016

Por Tayga Ribeiro

A jornalista destacou que mudanças são essenciais para a empresa se ajustar ao momento econômico presente.

Na última quarta-feira (23), no encontro promovido pelo SEBRAE, em parceria com a Sala do Empreendedor e CDL de Caculé, reuniu cerca de 400 micros e pequenos empresários e convidados para participar de uma palestra sobre o cenário econômico. A palestra aconteceu na Câmara de Vereadores e foi proferida pela renomada jornalista e analista econômica Salette Lemos. A jornalista abordou o tema: “Segredo de um Gerenciamento Bem sucedido frente a um cenário de mudanças” e destacou que mudanças são essenciais para a empresa se ajustar ao momento econômico presente. Segundo o Agente de Desenvolvimento, Adriano Roger Gonçalves Queiroz, a palestra foi mais uma ação realizada para fomentar o desenvolvimento econômico local, a missão da Sala do Empreendedor.  “A palestra mostrou a importância das empresas se reestruturarem com as mudanças do cenário econômico atual, com ações que podem melhorar o processo de crescimento”, avaliou Queiroz.

O evento reuniu cerca de 400 micros e pequenos empresários e convidados para participar da palestra sobre o cenário econômico.

Ações afirmativas nas licitações públicas da Bahia foram aprovadas por indicação do deputado Luciano Ribeiro

Sexta / 25.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em uma grande conquista do mandato do deputado Luciano Ribeiro (DEM), foi aprovada, por unanimidade, sua emenda.

Na sessão da última quarta-feira (23), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o Projeto de Lei Nº 21.926/2016, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre a Lei das Licitações. Em uma grande conquista do mandato do deputado Luciano Ribeiro (DEM), foi aprovada, por unanimidade, sua emenda que inclui ações afirmativas nos critérios de desempate nas licitações. “Avaliamos a aprovação como um grande avanço que vai humanizar o processo licitatório e, acima de tudo, fazer com que as empresas que pretendem contratar com o Poder Público promovam ações sociais. É preciso valorizar todos os aspectos da eficiência e da melhor proposta”, assegurou o deputado.

Brumado: Caminhada Passos que Salvam acontece neste domingo (27)

Sexta / 25.11.2016

Por Guto Bernardes

Ao adquirir um kit com boné, camiseta e uma garrafinha de água, cada participante estará contribuindo com o valor de R$ 30, que será doado ao Hospital do Câncer.

Está chegando do dia da Caminhada Passos que Salvam em Brumado, que acontecerá neste domingo (27), com saída às 17h, em frente a 34ª CIPM, próximo ao Ginásio de Esportes. O evento visa à conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A Caminhada acontecerá pela primeira vez na cidade, organizada pelo grupo ‘Unidos por Edu’ e a CAASE. A data é a mesma em todo o país. O evento também tem o intuito de divulgar quais são os sinais e sintomas da doença, já que podem ser confundidos facilmente com outras enfermidades menos graves. Com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%. Além de disseminar a informação, a Caminhada Passos que Salvam também possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil. Ao adquirir um kit com boné, camiseta e uma garrafinha de água, cada participante estará contribuindo com o valor de R$ 30, que será doado à instituição. Para adquirir o kit entre em contato com: (77) 9 9985-3708 (Patrícia), 9 9956-1487 (Iara), 9 9809-3392 (Patrícia Correia), ou 9 9825-1938 (Simone). O Farmacêutico Citologista Tadeu Silva, que trabalha há 15 anos no Hospital de Câncer de Barretos e é fundador e presidente da Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), também estará presente no evento. Na última terça-feira (20), em Brumado, Tadeu deu uma palestra sobre câncer que promoveu o pré-lançamento da Caminhada. Participe dessa luta!

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 26/11

Sexta / 25.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 26/11, das 07:30h às 11:00h, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Juscelino Kubitschek; Rua Epitácio Pessoa; Tv. Café Filho; Av. Presidente Costa e Silva; Rua Odimiro Brito; Rua Padre Manoel de Nobrega; Rua A; Rua E; Rua C; Rua José V. Costa; Rua Ana Amália Pereira Castro; Rua Maria Rita C. de Castro; Rua Benjamin V. Costa; Rua Oniza Costa Lessa.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Ituaçu: Câmara atende recomendação do MP e retira de pauta projeto de reajuste de prefeito, vice, Secretário e Vereadores

Sexta / 25.11.2016

Por LEONARDO OLIVA

Segundo o Presidente da Câmara, Vereador Anísio Braz, a intenção é discutir uma saída para o impasse com o MP (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje)

Na sessão legislativa de hoje (25), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ituaçu atendeu a Recomendação N.º 03/2016, expedida pelo Ministério Público da Bahia (MP), e retirou de pauta o Projeto de Lei que prevê o reajuste do salário do prefeito, vice-prefeito, Secretários Municipais e Vereadores. Segundo o Presidente da Câmara, Vereador Anísio Braz, a intenção é discutir uma saída para o impasse com o MP, tendo em vista que a lei que prevê a remuneração dos agentes políticos só vale até o próximo dia 31 de dezembro de 2016.

Na recomendação, o MP destacou o cenário de crise econômica enfrentado pelo Brasil, que resultou na queda de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como sendo uma das razões para não votar o aumento, já que afrontaria o princípio da razoabilidade. O representante do MP ainda citou uma instrução normativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que recomenda aos municípios votar o reajuste dos agentes políticos até 30 dias antes da realização das eleições, em conformidade com o princípio da impessoalidade. O Promotor alertou ainda aos vereadores que, em caso de não atendimento da recomendação, o MP ajuizaria Ação Direta de Inconstitucionalidade, bem como instauraria procedimento para apurar as responsabilidades pessoais de cada um dos envolvidos, afirmando ainda que o conhecimento prévio da recomendação eliminaria a possibilidade dos envolvidos arguirem ignorância quanto ao descumprimento dos princípios legais citados.

Na sessão, o Vereador Antônio Augusto, que é advogado, defendeu que o reajuste é legal e destacou que os subsídios dos agentes políticos deve ser fixada de 4 em 4 anos. No caso específico dos vereadores, Augusto defendeu que o projeto de lei fixa um teto máximo, mas que dificilmente a câmara poderá pagar o valor, já que existe uma limitação de gastos com pessoal de no máximo 70% dos recursos. ‘O salário atual dos vereadores está fixado em R$ 6 mil, mas não recebemos este valor, exatamente por conta do limite de 70%’, afirmou. Já o Vereador Marcinho de Noé afirmou que se o projeto de lei fosse colocado em votação, seria contra o mesmo.

O plenário da Câmara de Ituaçu estava cheio. Todos aguardando a votação do Projeto de Lei (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje)

CMDCA de Caetité comemora conquista do Selo Unicef – Município Aprovado

Sexta / 25.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O CMDCA órgão é responsável por coordenar as ações das secretarias municipais voltadas para a conquista do Selo.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caetité (CMDCA) recebeu com a alegria a notícia de que o município conquistou a edição 2013-2016 do Selo UNICEF. O Conselho é o responsável por coordenar as ações das secretarias voltadas para a conquista do Selo, além da realização dos Fóruns e Seminários. O Pastor Noêdson Silva, presidente CMDCA, destacou a importância dessa grande conquista. “Esse é o momento considerado o ápice do nosso trabalho. É certeza que desempenhamos bem o nosso papel. O Selo provoca uma gestão com foco em resultados a curto, médio e longo prazo e possibilita ao município planejar e acompanhar metas com um olhar diferenciado em relação às políticas públicas voltadas para os nossos jovens. Sem dúvidas, não poderíamos encerrar esse ciclo de maneira mais feliz”, comemorou Noêdson. O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente. Além de formulador das Políticas Públicas, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Bahia: Secretaria da Administração oferece curso para Servidores atuarem em licitações do Estado

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O treinamento transmite conceitos e noções sobre licitações para funcionários públicos que atuam na área licitatória do Estado ou que pretendem atuar (Foto: Reprodução).

A Coordenação Central de Licitação (CCL), vinculada a Secretaria da Administração (SAEB), abriu uma nova turma do curso Noções Básicas de Licitação, direcionado a servidores públicos estaduais. O treinamento será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório da Superintendência de Patrimônio do Estado (Supat), situado no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB). O número de vagas é limitado. O treinamento transmite conceitos e noções sobre licitações para funcionários públicos que atuam na área licitatória do Estado ou que pretendem atuar. A capacitação também vai explicar quais as aplicações dos processos licitatórios, seus procedimentos, modalidades e tipos. O curso vai especificar, ainda, as atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos nas licitações. A duração total do curso é de 12 horas, sendo 8 horas de aula no dia 6 e outras 4 no dia 7. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, ou até o preenchimento das vagas. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo Portal do Servidor ou pelo endereço eletrônico scm.saeb.ba.gov.br.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3115-1781.

Caetité: Escola Senador Ovídio Teixeira realizou culminância do Projeto de Leitura

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Como tema “Da emoção de ler à descoberta do prazer”, o projeto foi realizado durante todo ano de 2016.

Ao longo do ano de 2016, o Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira realizou o Projeto Leitura – Da emoção de Ler à descoberta do Prazer, que teve sua culminância na última semana de outubro. Foi realizado um evento literário com palestras, apresentações teatrais e musicais, rodas de leitura, entre outras atividades. A iniciativa teve o objetivo de favorecer a ampliação e o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis ao domínio da leitura e escrita, como forma de inserção do jovem no mundo de complexidade de informações em que vivemos e como meio de formação de um cidadão crítico, consciente e atuante na sociedade.

“Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso das novas tecnologias (smartphones, computadores, videogames, etc.), bem como a falta de incentivo e acesso restrito à leitura no núcleo familiar, refletem-se no baixo interesse pela leitura, no domínio vocabular reduzido e informal de muitos jovens, na dificuldade de compreensão de textos em língua padrão. Além de um registro escrito repleto de erros ortográficos, poucas produções significativas, entre tantas outras consequências”, declarou Ceane Nelbe, diretora do Grupo Escolar. Diante de tamanha deficiência, a escola tomou para si, numa parceria entre professores e equipe pedagógica, o dever de propiciar aos educandos atividades que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro e consciência sobre a importância de se adquirir o hábito de ler.

“Este projeto conta com o apoio de todos os professores da Unidade de Ensino, em especial os docentes de Língua Portuguesa, pois temos a convicção de que, em todas as áreas do conhecimento o aluno deve ser incentivado ao domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social”, explicou Ceane. Dada importância do projeto, foi firmada uma parceria de sucesso com a Caixa Econômica Federal – Agência Caetité, instituição que vem premiando os alunos vencedores do Círculo da Leitura desde a edição 2014. Pensando em contar com a participação ativa da comunidade local, estão sendo disponibilizados alguns pontos de arrecadação de livros paradidáticos, a serem incorporados ao acervo da biblioteca da escola, os quais serão utilizados pelos alunos durante os próximos anos letivos. Os exemplares podem ser doados nos seguintes pontos: Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, Agência da Caixa Econômica Federal e Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa teve o objetivo de favorecer a ampliação e o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis ao domínio da leitura e escrita.

Conquista: Bancários realizarão manifestação no Banco do Brasil nesta sexta-feira (25)

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os bancários realizarão a manifestação contra o fechamento das agências e redução de cargos anunciados pelo Banco do Brasil em todo o país (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Banco do Brasil vai fechar agências, reduzir cargos e efetuar transferências de funcionários. Essa medida arbitrária tem causado espanto em toda a população que acompanhou o crescimento da lucratividade do Banco do Brasil nos últimos anos. Segundo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), somente em 2015 foram R$ 14,4 bilhões de lucro (registrando um aumento de 28% em relação ao ano anterior), resultado do trabalho diário dos bancários. A agência Régis Pacheco será fechada em Vitória da Conquista. O lado oeste da cidade, que não conta com nenhuma agência do BB, ficará desassistido, e aproximadamente nove mil clientes e 12 mil usuários terão que se deslocar para o centro. Cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados.

Ainda Segundo o SEEB/VCR, os trabalhadores que fazem o apoio das agências, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Para a população, que paga altos juros e tarifas, o resultado é claro: mais filas, aumento no tempo de espera e mais dificuldade para conseguir atendimento. A economia também será prejudicada, pois o fechamento de uma agência influencia diretamente o comércio local. O corte de funcionários precariza as condições de trabalho. O banco informou que 18 mil funcionários serão dispensados através do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). Com menos trabalhadores, aumentarão as cobranças para o cumprimento das metas, a sobrecarga de trabalho e, por consequência, os casos de adoecimento físico e mental. Diante disso, os bancários se manifestarão a partir das 9h, na agência Régis Pacheco, em Vitória da Conquista.

Em encontro, Detran-BA defende o fim da autorização para conduzir 'cinquentinhas'

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O departamento chamou a atenção para a revisão do CTB. O texto prevê aumento na carga horária para o curso de ACC, o que elevaria o custo da autorização.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participa, em Brasília, do 55° Encontro da Associação Nacional dos Detrans (AND). O evento teve início ontem (23), no Centro de Convenções do Hotel Meliá Brasil 21, e se encerra nesta quinta-feira (24), com a presença de dirigentes dos órgãos e representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O Detran-BA defendeu o fim da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), exigida para 'cinquentinhas'. O departamento chamou a atenção para a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tramita na Câmara dos Deputados. O texto prevê aumento na carga horária para o curso de ACC, nas aulas teóricas e práticas, o que elevaria o custo da autorização.

"Vai ficar praticamente o mesmo valor tirar ACC ou habilitação categoria A, exigida para motocicletas. Com o fim da vantagem econômica, não faz sentido manter a ACC, um documento que não permite que o condutor dirija outros veículos, inclusive motos", disse o diretor de Habilitação do Detran-BA, Mário Galrão. O departamento baiano é contrário também à liberação da circulação de quadriciclos nas praias sem o uso de capacete, prevista no novo código. "Essa liberação seria um retrocesso. Tira a segurança do condutor, além de causar riscos para os banhistas e danos ao meio ambiente", ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran-BA, Eliezer Cruz. Durante os debates foi proposta a obrigatoriedade da criação de um núcleo de atendimento a vítimas de acidentes em todos os Detrans do país, como já acontece na Bahia, que implantou este ano o Pró-Vítimas, programa que garante orientação psicossocial e jurídica a pessoas que sofreram acidentes e seus familiares.

Em Brasília, Prefeito de Malhada de Pedras busca liberação de emendas parlamentares e liberação de recursos do FNDE

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em suas visitas na capital federal, o prefeito Ceará foi acompanhado da Assessora Parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, Lia Santana.

O Prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (Ceará) esteve, entre os dias 15 e 16 de novembro, em Brasília (DF) para tratar de assuntos de interesse do município. Em sua passagem pela capital federal, Ceará buscou a liberação de recursos alocados através de emendas parlamentares no Orçamento Geral da União (OGU). As emendas visam a aquisição de equipamentos hospitalares, através do Ministério da Saúde, que beneficiariam o município de Malhada de Pedras. Ceará também esteve no Ministério da Educação, onde tratou da liberação de recursos para construção de 12 salas de aula, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em suas visitas na capital federal, o prefeito Ceará foi acompanhado da Assessora Parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, Lia Santana.

Brumado: Reta final para inscrições da Habitus Run 2016

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados em participar têm até o dia 25 deste mês para se inscreverem.

A organização da Habitus Run informa que o período de inscrição para a corrida está entrando na reta final. Os interessados em participar têm até o dia 25 deste mês para se inscreverem. As inscrições podem ser feitas no site www.habitusrun.com.br, ou na Vitrinni di Rizzo, Shopping bike e Habitus Personal Studio. A Habitus Run 2016 será realizada no dia 27 de novembro, às 8h, com largada e chegada no Mercado de Arte, em Brumado. Os participantes poderão optar pelo percurso de 5km ou 10km. Todos os inscritos receberão camiseta 100% poliamida, sacola, squeeze, bandna, número de peito, chip eletrônico e uma linda medalha de participação. Este ano, a novidade fica por conta da premiação por faixa etária.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 25/11

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira, dia 25/11, das 07:45h às 13:00h, no bairro Brindes, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. A; Av. Senador Nilo Coelho; Rua 2; Rua Camerindo Pereira Costa; Rua Juscelino Gomes Cardoso.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

IFBA Campus Brumado realizará o 2º Encontro de Pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro é gratuito e será aberto à comunidade, professores, alunos e profissionais da educação básica, técnica, tecnológica e superior.

O 2º Encontro de Pesquisadores da Educação Profissional (EPEPTEC), realizado pelo IFBA Campus Brumado, acontecerá no dia 09 de dezembro de 2016, com o tema “Formação para o trabalho e para a vida”. O encontro é gratuito e será aberto à comunidade, professores, alunos e profissionais da educação básica, técnica, tecnológica e superior, que poderão também realizar inscrição de trabalhos que, caso aprovados e apresentados, serão publicados nos anais do evento. Segundo o coordenador do encontro, professor Marcelo dos Santos, o objetivo do evento é promover uma relação mais próxima entre ensino, pesquisa e extensão, visando oferecer à comunidade uma formação que atenda cada vez mais os padrões de excelência e referência social, incentivar a interação entre alunos e professores pesquisadores das instituições de educação profissionalizante de níveis médio, técnico e tecnológico, bem como estimular a produção e divulgação científica de trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas de formação existentes nos eixos da educação profissional. As inscrições podem ser realizadas no site epeptec.com.br. O evento será realizado no Campus do IFBA em Brumado, na Rua Francisco Manoel da Cruz, S/N, Bairro São José. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.