CAETITÉ

10.07.2010

Maria Nunes

Foto - CAETITÉ

Município mantém tradição de comemorar o 2 de Julho

Caetité, que em 2010 comemora seus 200 anos de emancipação político-administrativa, é uma das três cidades do estado que comemora a independência da Bahia, sendo as outras: Salvador (capital) e Cachoeira (recôncavo). No dia 02, em mais uma demonstração de civismo da sua população, que mesmo debaixo de forte neblina, compareceu em massa para acompanhar o desfile, que este ano começou mais cedo em virtude jogo da seleção brasileira. Os moradores dos bairros Pedro Cruz, Buenos Aires, Ovídio Teixeira, Santa Terezinha, Copacabana, Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz, localizados próximos à Pedra do Conselho, também assistiram ao belíssimo desfile, pois, mesmo vivendo a expectativa do início do jogo do Brasil, o cortejo cumpriu o trajeto programado, fazendo o contorno no final da Av. Olimar Oliveira, altura do Posto de Saúde Woquiton Fernandes.

A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização da festa, manteve o tema do ano passado: "Tradição em Movimento" e acrescentou: Caetité 200 anos de história, afinal neste ano o nosso município está comemorando dois séculos de uma rica história, muito importante no contexto estadual. Muitas autoridades políticas e militares estiveram presentes: deputados, prefeitos, vereadores, secretários, representantes e homens do controle de tráfego aéreo de Bom Jesus da Lapa, bem como representantes e homens da polícia militar da Bahia. Também fizeram parte do desfile: filarmônicas, fanfarras, unidades escolares e grupos de montaria.

Após o retorno do cortejo, a Filarmônica de Macaúbas executou o hino nacional brasileiro na Praça da Catedral, momento em que as bandeiras foram hasteadas. Em seguida houve a celebração do Te Deum pelo Monsenhor Adhemar Cardoso Neves e finalizando fizeram uso da palavra a Secretária Municipal de Educação, Profa. Rosemária Joazeiro e o Prefeito Zé Barreira, onde ambos agradeceram o empenho daqueles que trabalham muito na realização da festa e à população pelo comparecimento e prestígio a mais um momento importante para a história de Caetité e da Bahia.

A festa do 2 de julho teve ainda a importante participação das secretarias de administração e finanças, ação social, infraestrutura, saúde, meio ambiente, agricultura e recursos hídricos, bem como das gerências de apoio e assistência ao educando, tributos, trânsito e cultura.

Falando ao Jornal Tribuna do Sertão, o prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho destacou a importância de o município comemorar o 2 de Julho. "Caetité é uma das três cidades na Bahia em que esta data é comemorada. Aqui, nós festejamos esta data com muita alegria, porque é uma data especial em que o município de Caetité comemora, juntamente com o estado da Bahia, a independência do nosso estado. Eu me sinto muito feliz de estar à frente da administração Trabalho e Desenvolvimento e, mais uma vez, poder realizar esta grande festa. Estou muito satisfeito pela organização da comissão, que não mediu esforços para que o 2 de Julho fosse um sucesso, mesmo com o clima não colaborando. No mais, parabenizar também os Grupos de Montaria, aos cavaleiros e amazonas que prestigiam esta festa", finalizou.

LEVADA DA CABOCLA - Na véspera do desfile, no dia 1º de julho, ouve a tradicional levada da cabocla. Na oportunidade, mais uma vez Caetité parou pra ver o belíssimo desfile que saiu da Avenida Anísio Teixeira, em frente ao CETEP e terminou na Pedra do Conselho, final da ladeira da saudade. O evento, na véspera das comemorações da Independência da Bahia, retratou a história, sendo esta narrada durante todo o percurso pela historiadora, Professora Fernanda Matos e contando com um número expressivo de cavaleiros e amazonas.

 

COMENTE ESSA NOTÍCIA | 0 COMENTÁRIOS

Seu comentário