Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ponto Cidadão será entregue a população de Caetité no dia 31

Quinta / 23.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A unidade tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos

O Ponto Cidadão será entregue a população de Caetité no próximo dia 31/07. Por esse motivo, o SineBahia, cuja equipe está realizando a mudança e montagem dos equipamentos do novo espaço, bem como a capacitação dos novos funcionários não funcionará a partir dessa sexta-feira (24), retomando suas atividades na segunda-feira, 3 de agosto. A unidade caetiteense do Ponto Cidadão funcionará em modernas instalações, localizada na Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Barriguda), ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atrás da Capela Santo Antônio.

COMO FUNCIONA - A unidade tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF). No final de 2010, a cartela de serviços foi ampliada com a inclusão do atendimento do centro previdenciário.

O principal benefício do Ponto Cidadão é a ampliação da oferta de serviços em todo o Estado a custos mais reduzidos, viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade, com a utilização de recursos tecnológicos que permitem reduzir o prazo de entrega dos documentos de uma média de 60 para aproximadamente 20 dias úteis.

Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com um atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda.

Caculé: Divulgado o gabarito do processo seletivo de membros do Conselho Tutelar

Quinta / 23.07.2015

Por Tayga Ribeiro

A SIGA Consultoria e Assessoria em Assistência Social, empresa responsável pela realização da prova para o processo seletivo de membros do Conselho Tutelar, do município de Caculé, divulgou o gabarito final do processo seletivo objetivo (prova de conhecimentos), que foi realizada no Colégio Municipal Dr. Antônio Muniz, no dia 19 de julho de 2015, domingo, das 8:30 às 11:30.

Funcionários do Bolsa Família de Caetité participam de capacitação

Quinta / 23.07.2015

Por Thayná Lima

Foram oferecidos três dias de capacitação aos novos funcionários contratados através do REDA

A Prefeitura Municipal Caetité, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Programa Bolsa Família, proporcionou uma capacitação aos novos funcionários, contratados através do processo seletivo REDA.

O Sistema de Benefícios do Programa Bolsa Família é um Sistema que permite o acompanhamento de todo o processo do pagamento de benefícios, recebimento de cartões, reversões de bloqueio e cancelamentos de benefícios. Este trabalho proporciona à gestão municipal o controle e acompanhamento das 12.280 famílias que atualmente estão recebendo a transferência direta de renda do Programa em Caetité.

O Diretor do Bolsa Família de Caetité, Angêlo Borges, destacou a importância do evento. “Essa é uma capacitação oferecida pelo MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - para que as pessoas saibam operar de forma correta, tanto o preenchimento do cadastro único nos formulários, como através do sistema via internet. São dois sistemas que nós operamos: um através da Caixa Econômica Federal, outro pelo MDS. Por esse motivo estamos capacitando essas pessoas, para que elas aprendam mais sobre a importância do Cadastro Único, o motivo pelo qual ele precisa ser feito e atualizado, e quais as pessoas que têm direito a serem cadastradas e participarem de todos os programas sociais oferecidos pelo Governo Federal”, explicou Ângelo.

Caetité: Festa Sant'Ana 2015 começa nesta quarta (22)

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Confira a programação para os cinco dias de uma das melhores festas da região

Nesta quarta (22) começa pra valer a Festa de Sant’Ana 2015, uma das maiores festas da região e que a cada ano vem atraindo um público maior para a cidade de Caetité. Serão cinco dias de festa, com uma extensa programação. No Barracão Cultural, a programação começa na quarta, com a realização do Festival de Rock. Nesta noite se apresentarão das bandas Quebra Copos, Sagarana, Yellow Cake, Natural Hate e Diretriz. De quinta a domingo, também no Barracão Cultural, diversas atrações locais e regionais se apresentarão, a exemplo de Débora Mares e Victória Santos, Samba d’Noca, Darlei e Darlean e Feijão de Corda, com destaque para a Mostra de Dança que acontecerá no sábado, dia 25. Já no palco principal do evento, as atrações se apresentarão de quinta a domingo. Confira a programação:

 

Quinta (23 de julho) - Vanessa da Mata e Diana e os Ecléticos

Sexta (24 de julho) - Arreio de Ouro e Seu Maxixe

Sábado (25 de julho) - Harmonia do Samba e Roberto Dantili

Domingo (26 de julho) - Balé Marlene Oliveira e Pe. Júnior Periquito

Barra da Estiva comemorou seus 88 anos de emancipação

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A festa foi realizada na Praça Rochael Alves da Silva, que ficou completamente tomada pelo grande público (Foto: Studio News)

O município de Barra da Estiva comemorou, no último dia 15, seus 88 anos de emancipação político-administrativa e, para festejar a data, a Prefeitura Municipal, que tem à frente da sua administração o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho), com o apoio da Câmara de Vereadores, realizaram uma grande festa na noite de sábado (18). A festa foi realizada na Praça Rochael Alves da Silva, tradicional palco dos eventos festivos em Barra da Estiva e que, apesar do clima frio e chuvoso, ficou completamente tomada pelo grande público, que foi conferir de perto a apresentação da super banda Amor de Cinema. Também marcaram presença no evento o Prefeito Dinho, o Deputado Estadual Marquinho Viana, o Presidente da Câmara Fabrício Viana, Vereadores, Secretários Municipais e diversas autoridades e lideranças políticas locais. A banda local Brilho da Barra também se apresentou nesta noite. No domingo, dentro da programação das comemorações pelo aniversário, estava prevista a realização da 6ª Cavalgada ‘Amigos da Cavalgada de Barra da Estiva’, mas em razão do falecimento da Sra. Enir Coelho, esposa do Senhor Sinval Coelho, o Grupo de Cavalgada optou por adiar a realização do evento.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Ao lado do prefeito Dinho e dos vereadores Fabrício Viana e Val Dias, o Deputado Marquinho Viana marcou presença no evento (Foto: Studio News)

Brumado: Polícia Militar e Rodoviária recuperam motos roubadas

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

As motocicletas estavam com sinais de adulteração e/ou tinham os números do chassi suprimido

Uma operação conjunta desenvolvida por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) e da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv), ambas sedias em Brumado, resultou na recuperação de 3 motocicletas. Segundo informações da polícia, as motocicletas estavam com sinais de adulteração e/ou tinham os números do chassi suprimido, tendo sido recuperadas nos povoados de Lagoa Funda e Itaquaraí, zona rural de Brumado. A suspeita da polícia é de que as mesmas sejam produto de furto ou roubo. Os veículos apreendidos foram encaminhados para a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª COORPIN), em Brumado.

Sala de Imprensa da Festa de Sant'Ana 2015 será inaugurada nesta quarta (22)

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O coquetel de inauguração está marcado para acontecer às 9h

A Prefeitura de Caetité inaugura nesta quarta-feira (22), às 9h, a Sala de Imprensa da Festa de Santana 2015. O espaço foi montado no Auditório Municipal (antigo Fórum), na Praça da Catedral, no prédio onde funciona o setor de Tributos da prefeitura. O coquetel de inauguração contará com a presença do prefeito José Barreira, que falará para a imprensa no ato da entrega do espaço. Uma novidade na Festa de Sant’Ana, a Sala de Imprensa visa dar aos profissionais de comunicação que vão cobrir o evento um local com uma estrutura que atenda às principais necessidades para a realização do trabalho.

Secretário busca parcerias para a Cultura e o Esporte de Guanambi

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a reforma para adequação do Estádio Municipal 2 de Julho estava na pauta da audiência

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi, Victor Boa Sorte e o Deputado Estadual Vitor Bonfim reiteraram junto ao Governo do Estado em diversas reuniões e audiências no final da última semana, a formalização de parcerias para o fortalecimento da cultura e do esporte do município. Na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte constaram na pauta da audiência, a reforma para adequação do Estádio Municipal 2 de Julho, que sediará os jogos do Flamengo de Guanambi no Campeonato Baiano do próximo ano, além do pedido ao Secretário Álvaro Gomes que interceda junto ao Ministério do Esporte cobrando maior celeridade na implementação do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com terreno localizado no Bairro Paraíso. A obra já conta com convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Guanambi e a Caixa Econômica Federal. Os CIEs são equipamentos multiuso voltados para identificação de talentos e formação de atletas, incentivando assim a prática esportiva, principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.

Na audiência, o Secretário Victor Boa Sorte também apresentou a necessidade de apoio do Governo do Estado na construção de um campo gramado alternativo em Guanambi, voltado à realização de campeonatos amadores, garantindo assim a preservação do estádio principal, que será palco dos jogos do Campeonato Baiano e Campeonato Municipal.

Ao Secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal foi sugerido a parceria para a Construção da Biblioteca Pública, a complementação do Centro de Cultura e a implementação de Telecentros. A pauta apresentada na Secretaria de Cultura teve como destaque a busca pelo fortalecimento das manifestações culturais, a preservação do patrimônio histórico e cultural e a abertura de espaços para promoção de conhecimento. Para tanto, foi solicitado ao secretário o apoio do Governo do Estado na implementação de uma série de ações em Guanambi, a exemplo da parceria na construção de uma biblioteca pública, com espaço amplo e moderno, onde a prefeitura dispõe de R$ 700 mil reais, relativos ao leilão da sede antiga, e a complementação do projeto do Centro de Cultura, garantindo assim o pleno funcionamento deste importante espaço reservado às manifestações culturais e artísticas do município, e a intercessão junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), visando o tombamento histórico do Solar dos Barros, em Mutans, e do Lajedo Novo, na sede de Guanambi.

Na ocasião, o Deputado Vitor Bonfim e o Secretário Victor Boa Sorte apresentaram ainda a necessidade da implantação de Telecentros nos Distritos de Mutans, Morrinhos e Ceraíma, para que, além de permitirem o acesso gratuito a internet, possam promover a capacitação e o desenvolvimento intelectual dos alunos e frequentadores do espaço através da inclusão digital. Ao final do encontro, o Secretário Jorge Portugal garantiu que buscará programas e parcerias para viabilizar os projetos apresentados e parabenizou o comprometimento do parlamentar e do secretariado do Prefeito Charles Fernandes na busca pelo fortalecimento da cultura e a criação de melhores oportunidades de aprendizado para os jovens de Guanambi.

Ao Secretário Jorge Portugal foi sugerida a Construção da Biblioteca Pública, a complementação do Centro de Cultura e a implantação de Telecentros

Ituaçu: moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A moto havia sido roubada em Ituaçu e foi encontrada na zona rural do município vizinho de Tanhaçu

Uma operação conjunta desenvolvida por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), destacamentos de Tanhaçu e Ituaçu, resultou na recuperação de uma motocicleta Marca Honda, Modelo Bros. Segundo informações da polícia, a moto havia sido roubada em Ituaçu e, após a realização de diversas diligências, investigações e abordagens, a mesma foi encontrada e recuperada na zona rural do município vizinho de Tanhaçu. A moto foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.

Monitoras do Balé Sonho Mágico, de Igaporã, participam de Workshop

Terça / 21.07.2015

Por Samuel Gonçalves

As alunas contaram com a orientação e apoio da professora de Balé Itana Abreu

As monitoras do Balé Sonho Mágico, de Igaporã, Larissa Keysy, Mariana Celeste e Keylla Guedes participaram nos dias 17 e 18 deste mês, de um workshop na Escola de Dança e Música Barbara K, na cidade de Guanambi. O curso foi ministrado pela bailarina, professora e coreógrafa Viviane Lopes, da Cia de Jazz Viviane Lopes e pela professora de Jazz Fernanda Oliveira, ambas da cidade de Salvador. As alunas contaram com a orientação e apoio da professora de Balé Itana Abreu. Viviane especializou-se em Jazz Dance e passou por importantes escolas do Brasil e também do exterior, como em New York, onde fez aulas com renomados professores e coreógrafos na Broadway Dance Center e Steps on Broadway. As alunas tiveram a oportunidade de se atualizar e especializar a partir do aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da dança e suas diferentes manifestações enquanto forma de arte, cultura, educação, saúde e lazer. “Foi muito bom participar do workshop, pois nos ajuda a ter mais expressão na hora de dançar e nas coreografias.” Afirmou a aluna Mariana Celeste.

Projeto Vida Ativa - Cultive Saúde está de volta em Caetité

Terça / 21.07.2015

Por Thayná Lima

Ginástica e Dança de graça na praça. Pratique hábitos saudáveis e tenha mais qualidade de vida

O Projeto Vida Ativa - Cultive Saúde está de volta. Os aulões de ginástica aeróbica e dança estão de volta na Praça Rodrigues Lima (Feira Velha) nas segundas e quartas. E as terças e quintas as aulas acontecerão na Praça do Forró, no Bairro Buenos Aires. Este Projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, realizado pela Gerência de Esportes, que visa proporcionar melhoria na qualidade de vida da população através do incentivo à prática de atividades físicas e do fomento de momentos de lazer. O Projeto atende todas as faixas etárias e ambos os sexos, fomentando e contribuindo para um estilo de vida ativo da população.

Operação conjunta da Militar e Civil recupera motos furtadas em Barra da Estiva

Terça / 21.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

As duas motos foram encontradas dentro de uma residência localizada na Rua Manoel Rocha Ribeiro

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, uma operação conjunta desenvolvida por policiais militares e civis de Barra da Estiva resultou na recuperação de duas motocicletas, que haviam sido furtadas na noite do último sábado. Segundo informações da polícia, as duas motos foram encontradas dentro de uma residência localizada na Rua Manoel Rocha Ribeiro, zona urbana de Barra da Estiva. As duas motos foram apresentadas na Delegacia de Polícia da cidade. Durante a operação nenhum suspeito foi encontrado, mas os policiais da Polícia Civil e Militar continuam fazendo investigando o caso e realizando diligências para prender os suspeitos.

Coleguinhas Simone e Simaria fizeram ‘o show’ em Livramento

Domingo / 19.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Simone, que ao lado da irmã Simaria, formam a dupla ‘As Coleguinhas’, atração principal do ‘Forró Vip’.

Quando Simone e Simaria subiram no palco do ‘Forró Vip das Coleguinhas’, em Livramento de Nossa Senhora neste sábado, dia 18, o público que lotava o Clube de Campo Caiçara foi ao delírio. Depois de alguns atrasos e muita expectativa, as irmãs justificaram a fama de fazer grandes apresentações e esbanjaram charme e simpatia. O público cantou junto os grandes sucessos da dupla e os novos hits, a exemplo de ‘Meu Violão e o nosso Cachorro’, ‘Perdeu’ e ‘Quando o mel é bom’. A festa contou ainda com as apresentações: da banda Estrela de Prata, que fez o esquenta para As Coleguinhas; Swing do Maluco e Farra da Diva. O ‘Forró Vip das Coleguinhas’ foi uma organização do produtor Neidson Trindade (Ney Eventos).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Simaria posa ao lado de fãs antes da apresentação em Livramento de Nossa Senhora.

Adiada a 6ª Cavalgada 'Amigos da Cavalgada' de Barra da Estiva

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O adiamento foi anunciado em razão do falecimento da Sra. Enir Coelho (foto), esposa de Sinval Coelho (Foto: reprodução/Facebook)

O Grupo de Cavalgada ‘Amigos da Cavalgada’, de Barra da Estiva, em razão do falecimento da Sra. Enir Coelho, esposa do Senhor Sinval Coelho, optou por adiar a realização da 6ª Cavalgada Amigos da Cavalgada de Barra da Estiva, que estava programada para acontecer neste domingo (19). Em nota, membros do Grupo se solidarizaram com todos os familiares e amigos da família enlutada e expressaram as mais sinceras condolências pela perda. A 6ª Cavalgada Amigos da Cavalgada integraria as comemorações pelo aniversário de 88 anos do município de Barra da Estiva. A equipe do Site Sertão Hoje também se solidariza com a família enlutada.

Governo da Bahia define Segurança Hídrica como diretriz do PPA 2016-2019

Sábado / 18.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Segurança Hídrica é a 15ª diretriz do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 do Governo Estadual. A informação foi publicada no Diário Oficial da última quinta (16) e aponta para o fortalecimento e relevância do tema no âmbito da gestão estratégica do estado. Com isso o PPA baiano segue o modelo do Plano Federal, que tem este segmento em sua 13ª matriz. A inclusão da Segurança Hídrica como diretriz do PPA na Bahia vai possibilitar um melhor acompanhamento das políticas públicas do setor e facilitar a tomada de decisões.

Para o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, a inclusão da segurança hídrica como diretriz do PPA é uma oportunidade para ampliar o debate e permitir a construção de uma nova realidade coletiva. “Acredito que as discussões com a sociedade baiana e as demais esferas públicas estaduais proporcionarão respostas mais positiva às necessidades da população”, enfatizou Peixoto, ressaltando que o Programa de Governo Participativo (PGP), documento elaborado a partir da escuta social, também abriga o tema em seu conteúdo.

“Temos a convicção de que a Bahia, agora ainda mais alinhada com a política de desenvolvimento nacional, só tem a ganhar, oferecendo mais oportunidades de crescimento para os baianos”, comemorou. Para o secretário, a inclusão desta 15ª diretriz é resultado de diálogo interno, compreensão dos principais instrumentos de gestão do estado e visão estratégica por parte do governo.