Sertão Hoje

Sertão Hoje

Palmas de Monte Alto celebra o 7 de setembro com grande Desfile Cívico

Sexta / 11.09.2015

Por Vilson Nunes

Esse ano o tema abordado foi ‘Homem do Campo: raízes, flores e frutos do sertão brasileiro’ (Foto: Couto Filmagens)

A Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto, por meio da Secretaria de Educação realizou na última segunda-feira, dia 7 de Setembro, o tradicional Desfile Cívico Alegórico organizado pelo Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Esse ano o tema abordado foi ‘Homem do Campo: raízes, flores e frutos do sertão brasileiro’ num resgate da importância do sertanejo para a composição da independência e história deste país.

O desfile atraiu milhares de espectadores e para maioria do público, este foi o melhor em organização e criatividade dentre os outros já realizados anteriormente. Isso se deve certamente, ao empenho e dedicação dos estudantes, professores, coordenadores e servidores que estiveram envolvidos na construção e apresentação desse grande evento.

O desfile foi organizado em três alas e trouxe como personagem principal o homem do campo, retratado em seus aspectos histórico, social, econômico e cultural. A primeira ala abordou a história de luta pela apropriação da terra e suas consequências, desde o período colonial até os dias atuais. A segunda ala retratou a importância do conhecimento para o manejo da terra, sem perder de vista os saberes que o homem do campo tem. A terceira ala fez um resgate da cultura e a beleza próprias do homem da terra.

O evento foi um verdadeiro sucesso. Isso se deve à participação de toda comunidade escolar e conforme enfatizou a diretora do Colégio, professora Cristina Malheiros: “Mais uma vez, o desfile foi pensado e organizado por todos que compõem a nossa escola. Um evento dessa grandeza requer o empenho e dedicação de todos. Agradecemos a colaboração dos professores, coordenadores e demais servidores, e, em especial, aos estudantes e aos pais que permitiram a realização desse desfile. Para finalizar, estendemos os nossos agradecimentos à Secretaria de Educação e ao prefeito Fernando Laranjeira pelo incondicional apoio”, disse a diretora.

O desfile foi organizado em três alas e trouxe como personagem principal o homem do campo (Foto: Couto Filmagens)

Caculeenses prestigiam o tradicional Desfile Cívico da Independência

Sexta / 11.09.2015

Por Tayga Ribeiro

“Independência se faz com consciência, cidadania e Paz” foi o tema abordado no desfile de 7 de setembro

O tradicional Desfile Cívico em alusão ao feriado de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, reuniu centenas de pessoas pelas ruas e avenidas de Caculé. O evento aconteceu no fim da tarde e abordou o tema “Independência se faz com Consciência, cidadania e paz”. O tema do desfile faz parte de um projeto elaborado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura lançado no evento do Dia do Estudante e tem como meta promover uma cultura de paz em nossa sociedade, sensibilizando nossos cidadãos a amar, construir e defender a paz, colocando-a como força motriz para ações de cidadania. “Alcançamos o objetivo que desejávamos; vimos o interesse e espírito de solidariedade e cidadania de todos os envolvidos no projeto e encenados no desfile”, destaca a Secretária Municipal da Educação, Adailde Fernandes Cruz Teles.

O evento contou com o envolvimento das escolas municipais e particulares, órgãos municipais, igrejas e demais instituições, além das participações especiais da Banda Marcial Professor Adalberto Oliveira e das Fanfarras de Brumado. Durante o percurso o público assistiu apresentações culturais e esportivas, mostrando o melhor caminho para alcançar um mundo de paz. O encerramento do desfile aconteceu na Praça Deoclides Cardoso, momento em que ocorreu a culminância do Projeto contando com a participação do Padre Gilvan Pereira Rodrigues e ainda apresentações da FAMUB (Fanfarra Municipal de Brumado) e da FANCEMEAS (Fanfarra Centro Educacional Agamenon Santana).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Educação Infantil mostra a importância em respeitar a diversidade cultural e racial

Desfile e apresentação de Cordel marcam o 7 de Setembro em Malhada de Pedras

Sexta / 11.09.2015

Por Luís Gustavo

A forma escolhida foi a literatura de cordel, que tão bem representa a cultura nordestina

O município de Malhada de Pedras manteve viva a tradição de festejar a Independência do Brasil e, mais uma vez realizou um belíssimo desfile cívico, que contou com a participação dos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino, duas fanfarras do município e ainda a fanfarra FAMUCE, de Tanhaçu. O desfile foi realizado no sábado, dia 05, tendo sido a concentração na Escola Raio de Sol, de onde todos seguiram até a Praça da Bandeira, em frente da Prefeitura Municipal, tradicional palco dos eventos festivos do município. Neste local, o encerramento do desfile foi marcado pela execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, os alunos realizaram belíssimas apresentações culturais sobre o tema ‘Artes Nordestinas’. A forma escolhida foi a literatura de cordel, que tão bem representa a cultura nordestina. Escrito por Lucas Ataíde, aluno do curso Técnico de Agronomia do IFBA, o cordel foi lido por alunos da rede municipal. Os eventos em comemoração à independência do Brasil foram prestigiados por autoridades do município, a exemplo: do prefeito Valdecir Bezerra (Ceará); das Secretárias Edna Pereira (Educação), Lia Teixeira (Assistência Social) e Nelândia Dias (Finanças); da Chefe de Gabinete, Vanessa Guimarães; e do Vereador Maécio Pereira. Para Edna Pereira, Secretária de Educação de Malhada de Pedras, este foi o melhor desfile já realizado no município. ‘Só tenho a agradecer a todos que colaboraram para a sua realização e agradecer o empenho de todos os professores, alunos e gestores escolares’, afirmou Edna.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Para Edna Pereira, Secretária de Educação de Malhada de Pedras, este foi o melhor desfile já realizado no município

55 anos de Igaporã: diversos eventos realizados marcaram as comemorações

Sexta / 11.09.2015

Por Samuel Gonçalves

No domingo (06) aconteceu a XIV Cavalgada da Emancipação Política de Igap

Em comemoração aos 55 anos de emancipação política de Igaporã a Administração Municipal promoveu diversos eventos com o objetivo de homenagear e presentear a população. No sábado (05) as atividades iniciaram com a 3ª Corrida da Independência. Atletas de Igaporã e região participaram. Superação e fé prevaleceram sobre os participantes e o evento mais uma vez abrilhantou as festividades do aniversário do município.

Também no sábado a banda Arreio de Ouro embalou os festejos. Conhecida pelo seu repertório de vaquejada a banda fez bonito e encantou os vaqueiros e forrozeiros de plantão. A banda Forró da Chica também animou a noite, e claro, com a prata da casa Banda Som de Bar não foi diferente. Mais uma vez a Praça do Forró lotou e o clima de alegria e paz prosperaram. Parabéns Igaporã, parabéns povo Igaporaense.

No domingo (06) aconteceu a XIV Cavalgada da Emancipação Política de Igaporã. Uma das maiores cavalgadas já realizadas no município, o evento reuniu cavaleiros e amazonas de toda a Bahia. A cavalgada, há tempos, já é tradição no município e uma das mais importantes no calendário dos cavaleiros da região.

Nesta edição o evento chamou a atenção pela organização e número dos grupos de montaria, cavaleiros e amazonas, sendo o maior já registrado durante sua realização. O primeiro grupo a sair foi o representante do município, tendo à frente a Prefeita de Igaporã Rosana Cotrim, o vereador Diogo Carlos com a bandeira de Igaporã, o ex-prefeito Deusdete Fagundes com a bandeira do Estado da Bahia e o Deputado Federal José Rocha com a Bandeira do Brasil. Os cavaleiros percorreram diversas ruas do município em direção à Praça do Forró, encantando os moradores que acompanharam das praças, janelas e calçadas.

Ao final, e de acordo com os critérios combinados antecipadamente, os jurados elegeram os três grupos de montaria mais organizados, sendo Freio de Ouro da localidade rural de Cerquinha, Grupo União de Igaporã e Grupo Haras Maria Carmo também de Igaporã. Ainda, foi eleita a Rainha da Cavalgada, quem ficou com o título foi Camila Fagundes representante do Grupo Amigos da Terra. Fecharam com chave de ouro os artistas Xandy do Forró e Júlio Top 10 com muita música e animação.

Na oportunidade agradecemos a todos os atletas, colaboradores, grupos de montaria, enfim, todos que de alguma forma colaboram para a realização deste grande evento. Você dera um verdadeiro show de organização e proporcionaram aos Igaporaenses esses dias mágicos de comemorações!

No sábado (05) as atividades iniciaram com a 3ª Corrida da Independência

Tribunal de Contas dos Municípios começa a julgar contas de 2014

Sexta / 11.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

As contas do prefeito Reginaldo Prado, de Candiba, foram aprovadas com ressalvas e ele terá que pagar multa de R$2,5 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios começou a julgar as contas referentes a 2014 das prefeituras e câmaras municipais dos 417 municípios baianos. O processo começou com o julgamento das contas de Candiba, que foram aprovadas com ressalvas, e o prefeito, Reginaldo Martins Prado, terá que pagar multa de R$2,5 mil.

A punição foi aprovado em razão de irregularidades como a reincidência quanto à baixa cobrança da dívida ativa tributária, falhas na elaboração de demonstrativos contábeis, previsão orçamentária elaborada sem critérios mínimos de planejamento, atrasos no pagamento da remuneração dos professores do ensino básico, pagamento de juros e multa decorrentes de atraso no adimplimento de obrigações, entre outras. No ano anterior o prefeito Reginaldo Prado também foi punido com multa, mas como 2014 teve as contas aprovadas com ressalvas.

Também foram julgadas hoje as contas da Câmara Municipal de Lafaiete Coutinho referentes a 2013. Elas foram aprovadas com ressalvas e foi aplicada uma multa de R$1 mil ao vereador Valdemir Rodrigues Gonçalves, ordenador de despesa. Cabe recurso às decisões.

Presidente da OAB-BA reclama de ineficiência da Justiça baiana

Sexta / 11.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Luiz Viana fez duras críticas à Justiça baiana, considerada uma das piores do país, em entrevista publicada na Tribuna da Bahia

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana, fez duras críticas à Justiça baiana, considerada uma das piores do país, em entrevista publicada na Tribuna da Bahia, desta terça-feira (08).  “Os números do CNJ confirmam o que os advogados baianos sentem no dia a dia: uma ineficiência gigantesca, sobretudo no 1º grau. Isso é fruto de má gestão de pessoal, falta de pessoal e pessoal mal remunerado”. Segundo Viana, no ano passado, a Bahia tinha 636 magistrados, cerca de 13 mil servidores e gastou quase R$ 1,5 bilhão com a folha de pessoal, sem demonstrar o mínimo de eficiência no atendimento à demanda judicial dos baianos. Ele defendeu o diálogo mais amplo do Tribunal de Justiça da Bahia com a advocacia e a sociedade como forma de encontrar uma solução para o grave problema.

Para o presidente da OAB-BA, os números do CNJ são irrefutáveis. “Em 2014, no Tribunal de Justiça, ou seja, no 2º grau, tinham pouco mais de 24 mil processos e foram despachados cerca de 75%, o que faz com que o Tribunal de Justiça da Bahia, no 2º grau, seja o terceiro mais eficiente do Brasil. Mas, quando você vai para o 1º grau, no ano passado havia pouco mais de 1,6 milhão de processos em andamento e não foram decididos nem 15%”. Na avaliação de Luiz Viana, essa ineficiência gigantesca no 1º grau faz com que o Poder Judiciário baiano seja avaliado como um dos piores do Brasil. “Quando você coloca a eficiência do 2º grau, ela desaparece diante da ineficiência do 1º grau. Isso é fruto de má gestão de pessoal, falta de pessoal e pessoal mal remunerado. Tem algo muito errado. O erro é fruto de uma crise que se alastra há mais de 30 anos. Não é uma crise provocada pela atual administração do Tribunal de Justiça, mas a atual administração não consegue ser protagonista da solução do problema da ineficiência do Judiciário”.

Luiz Viana afirma que não lhe interessa ficar buscando culpados para a crise. “Para a OAB não interessa culpabilidades individuais”. Na avaliação dele, a gestão do desembargador Eserval Rocha teve aspectos positivos, como a criação dos juizados especiais da Fazenda Pública. “Teve alguns aspectos positivos na criação de varas específicas, mas na gestão do pessoal e na gestão política é uma coisa que merece reflexão, seja do Tribunal de Justiça, seja de todos nós. A gestão Eserval está fechada em si mesma. A presidência não dialoga com a advocacia, com os magistrados, com os servidores e não dialoga com a sociedade civil, e isso é muito complicado”.

Panela Vôlei Clube e Seleção de Brumado vencem 1º Torneio de Vôlei Regional de Caetité

Sexta / 11.09.2015

Por Luís Gustavo

Panela Vôlei Clube, de Brumado, sagrou-se campeão do 1º Torneio Regional de Vôlei de Caetité

Nos dias 5 e 6 de setembro, no Ginásio Municipal Professor Hélio Negreiros, foi realizado o 1º Torneio de Vôlei Regional de Caetité. No masculino, a competição contou com a participação de cinco equipes: Panela Vôlei Clube (Brumado), Seleção de Caetité, Seleção de Barra da Estiva, Seleção de Iramaia e Seleção de Caculé. No feminino, o torneio contou com as participações de quatro seleções: Brumado, Caetité, Caculé e Iramaia. Nas duas modalidades, as equipes se enfrentaram no sistema ‘todos contra todos’, classificando-se para a final as duas equipes mais bem classificadas.

No masculino, a Seleção de Barra da Estiva classificou-se com a melhor campanha para a final, com 10 pontos ganhos - 3 vitórias e uma derrota por 2 sets a 1. Já a equipe do Panela Vôlei Clube, de Brumado, classificou-se em 2º lugar, com 9 pontos ganhos, com 3 vitórias. Na final, no entanto, a equipe brumadense descontou a derrota sofrida na primeira fase para a Seleção de Barra da Estiva e, de forma arrasadora, venceu o confronto por 2 sets a 0, sagrando-se assim campeã do 1º Torneio Regional de Vôlei de Caetité.

No feminino, a final foi disputada entre as seleções de Brumado e Caculé, com a seleção brumadense levando a melhor na disputa e vencendo por 2 sets a 0. Com o resultado, a Seleção de Brumado conquistou o título do 1º Torneio Regional de Vôlei de Caetité.

As duas equipes brumadenses – Panela Vôlei Clube e Seleção Feminina contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para disputar a competição.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Seleção Feminina de Vôlei de Brumado conquistou o título da competição

Caetité realiza hoje (11) a Conferência Livre Municipal da Mulher

Sexta / 11.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento acontece hoje, dia 11, a partir das 14h00, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado no Bairro Buenos Aires

A prefeitura Municipal de Caetité e a Comissão Organizadora convidam toda a população do município para a Conferência Livre Municipal da Mulher, com o tema ‘Mais Direitos, Participação e poder para as mulheres’. O evento acontece hoje, dia 11, a partir das 14h00, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado no Bairro Buenos Aires. ‘É fundamental a participação de toda a população, entidades e instituições neste importante momento de aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para a mulher’, destaca a nota encaminhada para a nossa redação.

Tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro foi realizado em Brumado

Quinta / 10.09.2015

Por Luís Gustavo

Diversas escolas e entidades participaram do desfile da independência

O município mantém, a cada ano, a tradição de realizar o desfile cívico da independência. Em 2015, a concentração para o desfile aconteceu no estacionamento localizado na região da feira, ao lado da Cesta do Povo, de onde o cortejo seguiu até a Praça Capitão Francisco de Souza Meira – Praça da Igreja. O desfile contou com a participação de alunos das escolas da rede pública municipal e estadual, da rede particular de ensino, de representantes dos Demolay, Filhas de Jó, Desbravadores, Escolinha de Futebol do Ajax, Clube do Fusca e Tiro de Guerra. Diversas autoridades estiveram presentes para acompanhar o desfile, a exemplo: do prefeito, Aguiberto Lima Dias; do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dr. Alessandro; do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias; dos Comandantes da 34ª CIPM e Tiro de Guerra 06/024, Major Jocevã Oliveira e Subtenente Paulo Souza, respectivamente; entre outras autoridades.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Prefeito Aguiberto, Presidente da Câmara Dr. Alessandro e diversas autoridades prestigiaram o desfile

Caetité: Brejinho das Ametistas se destaca nas comemorações do 7 de Setembro

Quinta / 10.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Alunos de três escolas municipais e uma creche participaram do desfile cívico

O distrito de Brejinho das Ametistas, município de Caetité, foi palco do desfile da Independência do Brasil, na manhã desta segunda-feira (7). Com figurinos elaborados nos mínimos detalhes, as alas cruzaram o centro e seguiram em direção à Praça 7 de Setembro, onde estavam o prefeito José Barreira e a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro.

Também estavam presentes as secretárias Rosemária Joazeiro (da Educação) e Cynthia Lopes (da Saúde), o secretário Tião Carvalho (da Cultura), e o vereador Cláudio Borges.

Estudantes das escolas municipais Clemente Ferreira de Castro, Joaquim de Brito Gondim, Dácio Oliveira, além de um grupo de crianças da creche Maria Aparecida Borges brilharam nas ruas de Brejinho com apresentações artísticas e reflexões sobre diferentes temas estampados em faixas levadas pelos alunos.

De acordo o prefeito José Barreira, a comemoração do 7 de Setembro em Brejinho das Ametistas tem se valorizado a cada ano. “Eu fico muito satisfeito em perceber que a gente conta um pouco da História do Brasil aqui em Brejinho. A cada ano a festa está mais valorizada e com uma participação maior da população de Brejinho e também da sede de nosso município”, destaca.

Autoridades prestigiaram o desfile cívico no distrito de Brejinho das Ametistas

Barra da Estiva: São Félix fatura Campeonato de Futsal Feminino

Quinta / 10.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A equipe do São Félix faturou o título inédito do Campeonato de Futsal Feminino e sagrou campeã da edição 2015

No último sábado (05), as equipes do Nacional FC e São Félix Futebol Feminino disputaram a final do 9º Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Barra da Estiva, Edição 2015. A partida foi disputada no Ginásio Municipal de Esportes Leonardo Caires Rocha e a equipe do São Félix Futebol Feminino levou a melhor na disputa, vencendo pelo placar de 5 a 1 e faturando o título inédito da competição. A equipe do Nacional FC ficou em 2º lugar. Já na disputa do 3º lugar, a equipe do Mateiro levou a melhor na disputa, venceu o Fênix pelo placar de 3 a 1 e ficou com o troféu.

O 9º Campeonato de Futsal Feminino de Barra da Estiva foi organizado pela Divisão Municipal de Esportes e é uma realização da Prefeitura de Barra da Estiva, Governo ‘Trabalhando Mais por Você’, que tem à sua frente o prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho). A competição contou com a participação de oito equipes: São Félix, Nacional, Mateiro, Fênix, Jovens ACS, Palmeiras, Revelação e Paraguaçu.

Falando ao Site Sertão Hoje, o Diretor de Esportes, Adilson Freitas agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, enfatizando que o prefeito Dinho tem dado total apoio ao esporte em Barra da Estiva. Ele aproveitou ainda para agradecer aos patrocinadores, equipes e atletas que participaram da competição, assim como aos torcedores, que prestigiaram todas as rodadas e, principalmente, as finais.

Além de troféus e medalhas, as equipes finalistas e as atletas destaque ainda receberam premiações em dinheiro: a equipe campeã (São Félix) recebeu R$ 700, oferecimento do prefeito Dinho; a vice-campeã (Nacional) recebeu R$ 400, oferecimento das Óticas Barra da Estiva e Prefeito Dinho; a 3ª Colocada (Mateiro) recebeu R$ 200, oferecimento de Nil Contabilidade; a 4ª Colocada (Fênix) recebeu R$ 150, oferecimento de Art e Pel; a melhor goleira (Luciana Almeida – São Félix) recebeu R$ 100, oferecimento de Comilão Lanches e Sorveteria; a melhor jogadora (Inha Barbosa – São Félix) recebeu R$ 100, oferecimento de Pita Sports; e a artilheira (Cidinha Carvalho – Mateiro) recebeu R$ 100, oferecimento do Instituto Formação. Foram premiadas ainda: a jogadora revelação (Kelly de Carvalho – Nacional); e a jogadora destaque (Mary Ribeiro – Nacional), que recebeu uma chuteira da marca Kappa, oferecimento de Claudir Fernandes.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

A equipe do Nacional FC ficou com o 2º Lugar, emplacando ainda os prêmios de jogadoras destaque e revelação da competição

Prefeitura de Guanambi inaugura obras de urbanização no distrito de Mutans

Quarta / 09.09.2015

Por Maria Nunes

Os moradores do Distrito de Mutans foram beneficiados com a construção da Praça da Saudade e obras de urbanização

O Governo Municipal de Guanambi, que tem à sua frente o prefeito Charles Fernandes vem realizando diversas obras em todo o município e, consequentemente, cumprindo uma extensa agenda de inaugurações. A cada mês, a administração municipal visita um bairro ou região de Guanambi para fazer a entrega. Na última sexta-feira (04), foi a vez do Distrito de Mutans, onde foram inauguradas a conclusão da Praça da Saudade e obras de urbanização. ‘Fiz este compromisso com o povo de Mutans, e estou aqui, junto com a nossa equipe para entregar estas obras. Continuaremos trabalhando e trazendo benefícios para a nossa gente’, destacou Charles Fernandes.

O ato inaugural contou com a participação de representantes do Grupo Pai-Bahia, que construiu uma capela na extremidade da praça, com terreno doado pelo Poder Público Municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores. Ao todo, a empresa emprega mais de 80 (oitenta) funcionários e com o espaço inaugurado, irá gerar mais 8 empregos diretos. ‘Estamos aqui para prestar contas com o município, inaugurando mais um empreendimento, fruto da parceria e entendimento, oferecendo mais um serviço para a comunidade’, destacou o empresário Daltro Aparecido.

Falando em nome o legislativo municipal, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlos Jackson (Loló) agradeceu ao prefeito pelo atendimento de sua indicação e parabenizou o grupo Pai-Bahia pela construção da capela, que valorizou a praça. ‘Continuarei firme em defesa dos nossos munícipes e buscando melhorias para Mutans’, frisou. 

O ato contou ainda com as presenças dos ex-prefeitos Ariovaldo Boa Sorte e Sizalta Donato, representantes de diversos segmentos, Secretários Municipais e Vereadores, que celebraram juntos mais uma conquista em prol da comunidade local.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

O ato contou com as presenças de ex-prefeitos, Secretários, Vereadores e moradores, que celebraram juntos mais estas conquistas

Realizada a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Brumado

Quarta / 09.09.2015

Por Luís Gustavo

A abertura do evento aconteceu às 08h00 e contou com as presenças de diversas autoridades do município

Foi realizada, na sexta-feira (04), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Brumado, tendo como tema ‘Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026’. A abertura do evento aconteceu às 08h00 e contou com as presenças: do Vereador Zé Ribeiro, representando o legislativo brumadense; da vice-prefeita Dra. Cristina Gondim; do Capitão PM Valmari, representando a 34ª CIPM; do Comandante do Tiro de Guerra 06/024, Subtenente Paulo Souza; do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias; e da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Themis Narvaes.

Após a solenidade de abertura, que contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, foram ministradas palestras com temas relacionados à Assistência Social e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o objetivo de esclarecer temas importantes para aqueles que iriam participar dos Grupos de Trabalho. Após o intervalo para o almoço, na parte da tarde, foram formados os grupos para elaborar as propostas, que após serem aprovadas pela plenária serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, em Salvador.

Os Grupos de Trabalho elaboraram as propostas, que após serem aprovadas pela plenária, serão encaminhadas para a Conferência Estadual

55 anos de Igaporã: Secretaria de Educação realizou desfile sobre 'literatura brasileira'

Quarta / 09.09.2015

Por Samuel Gonçalves

O desfile encheu os olhos de toda a população igaporaense que respondeu com a presença em massa na contemplação do desfile

Aconteceu na sexta-feira (04), o desfile realizado pelas escolas municipais, que faz parte das comemorações do aniversário de emancipação política de Igaporã. Com o tema “A história do Brasil contada nas páginas dos livros” as escolas municipais e o convidado Colégio Criança Imaginação, contaram as diversas fases da literatura brasileira lembrando renomados autores da literatura brasileira. “De Castro Alves a Carlos Drummond de Andrade, de Monteiro Lobato a Ruth Rocha, os alunos da rede municipal encenaram e retrataram as diversas fases da literatura brasileira, perpassando pelos principais momentos históricos do país”, ressaltou o professor Marcos Roberto, secretário de educação.

O desfile encheu os olhos de toda a população igaporaense que respondeu com a presença em massa na contemplação do desfile. Por onde passou arrancou admiração e elogios da população que prestigiou o evento. O projeto, que teve culminância no dia 04, foi trabalhado por todas as escolas deste o inicio da segunda unidade, com análise das obras, interpretação de contexto histórico e aprofundamento dos estudos de cada autor.

“A contextualização para o conhecimento do período histórico que cada autor viveu é importante para o aluno ter ideia dos principais fatos históricos que o país vivia em cada momento e é fundamental para se consolidar o aprendizado do educando”, explicou o secretário de educação.

Com o tema “A história do Brasil contada nas páginas dos livros”, o desfile contou as diversas fases da literatura brasileira, lembrando renomados autores

Brumado: realizada 2ª Conferência Municipal da Juventude

Quarta / 09.09.2015

Por Luís Gustavo

A abertura da Conferência contou com a presença de diversas autoridades

Foi realizada na última quinta-feira (03), no auditório da Câmara de Vereadores de Brumado, a 2ª Conferência Municipal da Juventude. Durante o evento foram aprovadas 22 propostas do município, que serão levadas para a Conferência Estadual, em Salvador. As propostas visam garantir maior participação dos jovens na sociedade e também estabelecer garantias para o exercício dos seus direitos enquanto cidadãos. As demais propostas, que foram debatidas, serão encaminhadas ao legislativo municipal e podem se tornar objeto de projetos de lei no âmbito do município.

A abertura da Conferência contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo dos vereadores Dr. Alessandro Lôbo, Weliton Lopes, Castilho Viana, Édio Pereira, Zé Ribeiro e José Carlos dos Reis; do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias; do Comandante do Tiro de Guerra 06/024, Subtenente Paulo Souza; e da Secretária de Educação, Acácia Gondim. Falando na oportunidade, o Presidente da Câmara, Vereador Dr. Alessandro Lôbo destacou o papel importante que vem sendo desempenhado pelo Conselho Municipal da Juventude, que segundo ele tem buscado incentivar a participação dos jovens na sociedade e estimulado que os jovens assumam o protagonismo social.

Após a abertura oficial, a Conselheira Tutelar Juliana Muniz ministrou palestra destacando a importância do ‘Estatuto da Juventude’. Em seguida, foram formados os grupos de trabalho, nos quais foram debatidas duas propostas para cada um dos 11 eixos temáticos propostas, totalizando 22 propostas de Brumado.

Durante o evento foram aprovadas 22 propostas do município, que serão levadas para a Conferência Estadual, em Salvador