Sertão Hoje

Sertão Hoje

Dom Basílio: novos Conselheiros Tutelares foram eleitos

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Dezesseis candidatos disputaram as cinco vagas e, apesar de não se obrigatório o voto, a população compareceu expressivamente

No último domingo, dia 4, foram realizadas em todo o país as eleições para os novos membros dos Conselhos Tutelar, que assumirão o posto em janeiro de 2016 e terão mandato de 4 anos (2016 a 2019). Em Dom Basílio, tudo ocorreu como programado, tendo sido iniciada a votação às 08h e encerrada às 17h. Dezesseis candidatos disputaram as cinco vagas e, apesar de não se obrigatório o voto, a população compareceu expressivamente, tendo sido contabilizados 4.555 votos. Foram disponibilizadas quatro urnas para votação, todas localizadas na sede do município. Confira os Conselheiros Tutelares eleitos: Suzy - 492 votos, Maiane - 491 votos, Hosana - 468 votos, Dimas - 397 votos e Sara - 379 votos. Ficaram como suplentes: Neide Bonfim - 351 votos, Nice - 324 votos, Paula Dias - 300 votos, Arnaldo - 272 votos e Jucélia - 253 votos.

Guanambi: evento marca comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Quinta / 08.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento teve o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços de micro e pequenos empreendedores para a mudança da realidade de vida de milhares de pessoas

Um evento organizado pelo SEBRAE, Prefeitura de Guanambi - através da Secretaria de Indústria e Comércio e Sala do Empreendedor - e CDL comemorou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Realizado no Centro de cultura, a solenidade teve o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços de empreendedores das micro e pequenas empresas para a mudança da realidade de vida de milhares de pessoas.

O evento contou a palestra do ex-superintendente do SEBRAE, Edival Passos, que falou sobre os desafios e oportunidades das micro e pequenas empresas. Além da participação de empresários locais, participaram, ainda, o secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes, o secretário de Cultura, Vítor Boa Sorte, o presidente da CDL de Guanambi, Alexsandro Martins e demais diretores, a Gestora do SEBRAE Guanambi, Josinete Viana, o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Fabrício Neves, e diversas autoridades e representantes da comunidade local.

Artesãos locais também abrilhantaram o evento, expondo seus produtos em diversos stands, o que oportunizou que os participantes conhecessem mais sobre estes talentos do município.

O evento foi organizado pelo SEBRAE, Secretaria de Indústria e Comércio, Sala do Empreendedor e CDL para comemorar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Brumado: Projeto leva prática desportiva gratuita para crianças e jovens

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para participar do projeto, a criança ou o jovem deve estar matriculado em escola regular, ter a autorização dos pais ou responsável, ter boas notas e frequência.

Em Brumado, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Tiro de Guerra 06/024 e Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está oportunizando a prática de Boxe, Judô, Muay Thai, Jiu-Jítsu e Capoeira a custo zero. O Projeto Esporte Vencedor tem como público alvo crianças e jovens, entre 5 e 17 anos, que vivem uma realidade social menos favorecida.

Para participar do projeto, a criança ou o jovem deve estar matriculado em escola regular, ter a autorização dos pais ou responsável, ter boas notas e frequência. O projeto funciona: de segunda a sexta-feira, das 19 às 20 horas; aos sábados, às 09h, com aula de Muay Thai e às 16h com aula de Jiu-Jítsu.

O projeto conta com a participação de professores e instrutores voluntários e que doam uma parte de seu tempo em benefício desses jovens alunos. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que há, ainda, a necessidade de um professor de Judô, pois quem dá as aulas de Judô é ele mesmo e que não é graduado, apenas ajuda como pode.

Brumado: uso de veículos oficiais da Câmara vira motivo de discussão

Quarta / 07.10.2015

Por Luís Gustavo

Da esquerda para direita: Vereadores José Carlos dos Reis, José Ribeiro Neves, Dr. Alessandro Lôbo e Weliton Lopes (Foto/Montagem: Sertão Hoje).

Na última sessão da Câmara, realizada na segunda-feira (05), o Vereador José Carlos dos Reis reclamou da não liberação do veículo oficial para realização de visita a zona rural. O Vereador disse ainda que os veículos são usados de maneira descontrolada e que alguns edis são mais beneficiados. O Vereador José Ribeiro Neves entrou na discussão e relatou que também está enfrentando dificuldades para conseguir a liberação do veículo, sugerindo inclusive a realização de um ‘rodízio’.

Em resposta, o Presidente da Câmara, Vereador Dr. Alessandro Lôbo destacou que outros vereadores também haviam solicitado o veículo e que para todos o pedido foi indeferido. Segundo o Presidente, a medida faz parte de um conjunto de ações que visam a contenção de gastos.

O Vereador Weliton Lopes também participou da discussão, destacando que a medida adotada pela Mesa Diretora visa trazer benefícios para o município de Brumado. Weliton afirmou ainda que os vereadores não devem trazer este tipo de discussão para as sessões, tendo em vista que estas questões podem ser resolvidas internamente.

CMDCA de Paramirim divulga resultado da eleição dos novos conselheiros tutelares

Quarta / 07.10.2015

Por Fagner Abreu

O processo eleitoral de 2015 foi o primeiro unificado em todo o território nacional e ocorrerá a cada quatro anos (Foto: Luiz Carlos Marques)

No domingo, (04), a população de Paramirim ajudou o fortalecer o direito das crianças e adolescentes no município. Isso porque ajudaram a eleger os novos conselheiros tutelares da cidade. O processo eleitoral de 2015 foi o primeiro unificado em todo o território nacional e ocorrerá a cada quatro anos. Em Paramirim, a eleição ocorreu nos colégios Paramirim (sede) e Vereador Arlindo Francisco de Souza (Caraíbas).

De acordo com a presidente do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Paula Barbosa, o processo aconteceu dentro da normalidade cm todas as urnas abertas pontualmente. Todo o processo de escolha foi fiscalizado pelo Ministério Público e com o apoio da Polícia Militar. “Foi um trabalho muito bem feito. Nossa equipe composta pelo CMDCA, Secretaria de Assistência Social, Ministério Público e o apoio da Policia Militar fizeram com que tudo isso desse certo. Agora esses cinco novos conselheiros foram eleitos para quatro anos de mandato e os trabalhos serão muitos”, afirmou. O mandato dos novos conselheiros é de 4 anos (2016/2020), e a posse ocorrerá em janeiro de 2016.

CONSELHEIROS ELEITOS: Heide Pereira dos Santos (Heide da Vila Nova), Mariangelis Porto Silva (Li Moreno), Fernanda Oliveira Brandão (Fernanda de Titim), Ivanice Rosa de Oliveira (Ivanice filha de Belo) e Edilandia da Silva Ramos (Edilandia Ramos). 

Solicitação do Vereador Dr. Alessandro: DPT de Brumado terá rampas de acesso e adequações estruturais

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

Equipe técnica do Estado visita Departamento de Polícia Técnica para realização de planilhas de orçamentárias para realização de obra.

Na manhã desta terça-feira, dia 06, técnicos da Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física do governo do Estado estiveram em Brumado a fim de realizar visita ao DPT – Departamento de Polícia Técnica com a encargo de efetuarem análises na estrutura do referido órgão para a construção de rampas de acesso e adequações estruturais.

A solicitação é fruto da indicação nº 089/2015 do vereador Alessandro Lôbo e Silva, em atendimento ao pedido dos portadores de necessidades especiais e por entender que todo cidadão tem o direito da livre locomoção independente de suas condições físicas.

A equipe técnica foi recebida pelo coordenador Fábio Públio que identificou e detalhou todos os problemas de acesso existentes no órgão salientando que é uma necessidade urgente visto que muitas pessoas se veem impossibilitadas de buscarem os serviços do órgão em razão da acessibilidade. “Ficamos satisfeitos por receber a equipe e agradecemos o empenho do presidente da Câmara”, pontuou.

Alessandro Lôbo salientou que a ficou muito satisfeito pelo atendimento a sua solicitação e que acompanhará todo o processo para efetivação do benefício que é de suma importância, sendo que buscará junto ao órgão competente outras melhorias necessárias para o bom desempenho do DPT de Brumado. “Solicitamos a construção de rampas de acesso e adequações estruturais para o DPT, assim como para outros órgãos públicos sediados em Brumado, pois as pessoas que têm a mobilidade reduzida possuem o direito de utilizarem com segurança e autonomia os espaços públicos e equipamentos urbanos”, observou.

Ações da Campanha Outubro Rosa não param em Caetité

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo realizadas diversas ações na sede e Zona Rural do município.

Desde que foi lançada oficialmente a Campanha Outubro Rosa Novembro Azul, em Caetité, a movimentação tem sido intensa. Estão sendo realizadas diversas ações na sede e Zona Rural do município, alertando e esclarecendo a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As Unidades de Saúde de Santa Luzia, Aroeiras e o CAE III já receberam as Unidades Móveis de Saúde e de Mamografia para atender a população. Confira a programação da ação nas Unidades Básicas de Saúde do Município: Dia 07 - UBS Dr. Woquiton, Dia 08 - USF de Maniaçu, Dia 13 - USF de Cercado, Dia 15 - USF de Caldeiras, Dia 17 - USF de Pajeú, Dia 19 -  USF de Brejinho, Dia 21 - GAMELEIRA (PAJEÚ), Dia 29 - CRISTINA (PAJEÚ).

As Unidades de Saúde de Santa Luzia, Aroeiras e o CAE III já receberam as Unidades Móveis de Saúde e de Mamografia.

Câmara de Brumado emite Nota de Pesar e Solidariedade pela morte de João Gama

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

A Nota de Pesar e Solidariedade foi assinada pelo Presidente Dr. Alessandro Lôbo, em nome de todos os vereadores que compõem o legislativo municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, em nome de todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa, manifesta seu pesar e sua solidariedade à família e aos amigos do ex-vereador João Pires Gama, aos 82 anos de idade, ocorrido neste dia 05 de outubro, às 15 horas, na cidade de Vitória da Conquista, onde se encontrava internado.

João Pires Gama em 1966 candidatou-se a vereador pelo MDB no governo de Juracy Pires Gomes, para o período de 1967/1971 e ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara no período de 1969/1970, quando participou de diversas comissões. Em 1972, reelegeu-se vereador pela sigla da ARENA, mas renunciou ao cargo eletivo por divergências com o prefeito da época e foi substituído pelo suplente Juvenal Malheiros Dias. 

Igaporã: Programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas será lançado hoje (07)

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado hoje, dia 07, a partir das 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã.

A Prefeitura de Igaporã, em parceria com o SEBRAE e a Renova Energia, através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, convidam a todos para participar do lançamento do Programa de Gestão das Micro e Pequenas Empresas. O evento será realizado hoje, dia 07, a partir das 19h00, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Igaporã. 

Brumado: Parceria entre atletas e Diretoria de Esportes vai viabilizar realização dos Jogos da Amizade

Quarta / 07.10.2015

Por Luís Gustavo

Para os representantes da Diretoria de Esportes, a realização desta competição é muito importante para Brumado.

Na última segunda-feira (05), às 17h00, no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, foi realizada uma reunião entre atletas e representantes da Diretoria de Esportes, vinculada à Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. A reunião teve como objetivo principal formalizar uma parceria entre os atletas e poder público municipal, que viabilize a realização dos Jogos da Amizade. A ideia é que estes jogos aconteçam no mês de novembro – dias 7 e 8, envolvendo as quatro principais modalidades de esportes coletivos praticados na cidade: futsal, vôlei, handebol e basquete, nas categorias masculino e feminino.

Para os representantes da Diretoria de Esportes, a realização desta competição é muito importante para Brumado, tendo em vista que o município não sediou nenhum evento envolvendo todas as modalidades esportivas. Em 2014, a administração municipal havia realizado a Copa do Minério, mas por questões financeiras, esta competição não foi realizada este ano.

‘Estamos buscando realizar um evento com um custo menor e com o apoio dos esportistas locais, porque entendemos que esta competição é um incentivo ao esporte brumadense’, afirmou Juarez Marcelo, representante da Diretoria de Esportes. Além dele, Waldir e Valmon representaram ainda a Diretoria de Esportes.

Mobilização marca o início da campanha Outubro Rosa/Novembro Azul em Guajeru

Quarta / 07.10.2015

Por Aloísio Costa

Evento aconteceu nesta segunda-feira (05) a marcou o início das atividades de combate ao Câncer de Mama e de Próstata que serão realizadas no município.

Na manhã desta segunda-feira (05) uma mobilização realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, marcou o início da campanha Outubro Rosa/Novembro Azul em Guajeru. O movimento deve início com uma caminhada que reuniu profissionais da área da saúde e também contou com a presença do prefeito Gil Rocha e da primeira-dama, Marta Lima.

Após percorrerem algumas ruas os profissionais se concentraram no stand montado na Praça Deoclides Pereira Dias (Praça de Feira), onde foram realizadas ações como aferimento de pressão, teste glicêmico e informações sobre a programação da campanha com as ações que serão desenvolvidas nas unidades de saúde do município durante a campanha.

A campanha, que reúne ação de prevenção do Câncer de Mama e do Câncer de Próstata, acontecerá durante os próximos dois meses, com atividades coordenadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Entres as ações programadas estão: realização de palestras, mutirões de preventivos, exames de PSA e atividades recreativas.

Para o prefeito Gil Rocha a campanha é se suma importância para a promoção de informação, conscientização e formação de multiplicadores para que, cada vez mais, as pessoas tenham conhecimento e procurem os meios de prevenção. “As ações de hoje é apenas um pontapé inicial e marca o lançamento da programação que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde durante os meses de outubro e novembro, com o objetivo de levar conhecimento à população de Guajeru e também sensibilizar, homens e mulheres, sobre a importância da prevenção.” Destacou Gil Rocha.

Para o prefeito Gil Rocha a campanha é se suma importância para a promoção de informação, conscientização e formação de multiplicadores.

Brumado: Vereador Santinho parabeniza governador por suspensão de cobrança de vistoria veicular

Quarta / 07.10.2015

Por Eliana Costa

Esta causa foi defendida pelo vereador Santinho que realizou algumas ações a fim de que essa taxação foi suspensa.

A cobrança de taxas para vistoria veicular foi uma ação praticada pelo governo do Estado que causou uma grande polêmica visto o alto custo do serviço e mais uma oneração no orçamento do cidadão. Esta causa foi defendida pelo vereador Santinho que realizou algumas ações a fim de que essa taxação foi suspensa, entre uma delas um abaixo-assinado direcionado ao governador Rui Costa. Notícia recente deu conta de que a cobrança da vistoria veicular foi suspensa pelo governador do Estado, fato que deixou o parlamentar bastante satisfeito por ver concretizada uma ação solicitada pelo mesmo. “Parabenizo o governador Rui Costa por tomar esta importante medida que suspende a cobrança da vistoria veicular.  

Greve dos Bancos: 76% das agências da região estão fechadas

Quarta / 07.10.2015

Por Aline Mattos

A greve segue por tempo indeterminado e os bancários aguardam uma proposta que atenda às necessidades da categoria.

Nesta terça (06), primeiro dia da greve nacional dos bancários, a categoria mostrou sua força, paralisando suas atividades em 70 agências das 45 cidades da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região. Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a participação foi intensa, mas é preciso fortalecer ainda mais o movimento. “A adesão foi muito boa neste primeiro dia, e esperamos que a mobilização fique cada vez mais forte. Quanto mais a categoria aderir, mais rápido nossas reivindicações serão atendidas. Os bancos só vão fazer uma proposta decente quando a lucratividade cair por conta das agências fechadas. Por isso, é importante que todos suspendam suas atividades e venham para a luta”, afirma. Para ele, a greve foi motivada pela conduta desrespeitosa dos banqueiros, que ignoraram as reivindicações dos bancários por melhorias nas condições de trabalho e apresentaram uma proposta irrisória de reajuste salarial. A greve segue por tempo indeterminado, até que os bancos apresentem uma proposta que atenda às necessidades da categoria e da população. 

Caetité: Convocados para curso de Assistente Administrativo tem até hoje (07) para fazer matrícula

Quarta / 07.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Senai divulgou a lista dos convocados para participarem do Curso de Assistente Administrativo, que será oferecido no turno vespertino a partir de 16 de novembro, em Caetité. As matrículas estão sendo feitas no Centro de Capacitação Marlene Cerqueira, na Avenida Santana, Shopping Caiçara – 1º andar. São necessárias no ato da matrícula a xerox dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de escolaridade; Comprovante de residência; Carteira de trabalho (caso tenha); Currículo; 02 fotos 3x4 iguais.

As matrículas podem ser feitas até hoje (07).

Guanambi: Dia do Idoso foi comemorado com apresentações culturais e muita alegria

Terça / 06.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência de Guanambi, em parceria com a Secretaria de Assistência Social

Na última quinta-feira, dia 1º, no auditório da Câmara de Vereadores completamente lotado, o Conselho Municipal do Idoso e do Portador de Deficiência de Guanambi, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, organizaram em grande estilo a 1ª Noite Cultural em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Logo no hall de entrada do local, foi realizado a exposição de artesanatos desenvolvidos pelos idosos durante as diversas oficinas com os monitores dos centros de convivência; e na abertura, o cantor Jardel Pereira cantou diversos clássicos da nossa MPB, alegrando e dando a colhida inicial da noite, sendo aplaudido calorosamente por todos os presentes.

Visivelmente contente com o sucesso do evento, Geórgia Bezerra Araújo, presidente do Conselho Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência externou a sua satisfação durante as apresentações culturais. ‘Esta noite foi marcada pela emoção, mas também por notarmos quanto evoluímos na assistência e no cuidado ao idoso em nossa cidade, antes dos serviços de convivência, muitos destes idosos estavam depressivos, isolados, e hoje, descobriram uma nova vida, formando novas amizades, reforçando laços familiares, integrando socialmente, e nesta noite, realizando belas apresentações’, destacou.

Os idosos que frequentam os Serviços de Convivência dos Distritos de Morrinhos e Ceraíma, do Centro de Convivência Otelino Ferreira Costa realizaram belíssimas apresentações. Um grupo de idosos do Distrito de Mutans se fez presente, participando e se divertindo muito durante as apresentações.  Presentes ainda na comemoração, a primeira-dama Jaylma Fernandes, a Secretária de Assistência Social Maria Silvia (Lilia), vereador Joel Alves de Brito (Joel do Suruá), membros do Conselho Municipal do Idoso e serventuários de diversas secretarias da Prefeitura de Guanambi.