Sertão Hoje

Sertão Hoje

Pacheco recebe presidente Quinho para articular defesa da desoneração da folha dos municípios

Terça / 30.04.2024

Por Ascom UPB

Após receber a pauta dos municípios, Rodrigo Pacheco agendou uma sessão de debate no Senado Federal, com os presidentes de associação municipalistas dos estados. (Foto: Divulgação)

A decisão do governo federal de judicializar a desoneração da folha dos municípios e de 17 setores da economia abalou a relação do Planalto com prefeitos e o Congresso Nacional. Na tarde desta segunda-feira (29), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Prefeito Quinho de Belo Campo, foi recebido na residência oficial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que demonstrou insatisfação com a manobra do governo para derrubar a medida aprovada com amplo apoio dos parlamentares das duas casas legislativas.

O presidente da UPB relatou que a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, após o Planalto ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) "foi um duro golpe ao Congresso Nacional e ainda maior a quem tomou sol e chuva para eleger o governo. Faltou sensibilidade com os municípios", disse o gestor. Na Bahia, 404 municípios estavam sendo beneficiados com a redução da contribuição previdenciária sobre a folha de pessoal, caindo de 20% para 8% desde janeiro. A estimativa é uma economia anual R$1,1 bilhão para as prefeituras baianas, que retomariam a capacidade de investimento próprio em saúde, educação e infraestrutura, como defende a UPB.

Ao comentar a judicialização da desoneração da folha de 17 setores da economia e dos municípios, Pacheco afirmou que o governo demonstrou “desorganização e desorientação” com relação a “princípios básicos” da relação federativa, sobretudo com um tema tão caro aos municípios e ao Congresso Nacional. “Ajudar prefeito e município é o básico, se política não servir para isso não serve pra mais nada. Não é ajudar o mercado financeiro que vai resolver o problema do Brasil”, apontou Pacheco. O senador acrescentou que foi surpreendido pela liminar e que não houve comunicação ao Congresso Nacional sobre recorrer ao STF. Para o senador faltou exaurir as discussões sobre o tema, que foi negado pelo governo desde as primeiras mobilizações dos prefeitos para aprovação da matéria.

Após receber a pauta dos municípios, o Rodrigo Pacheco agendou uma sessão de debate no Senado Federal, com os presidentes de associação municipalistas dos estados, para defender a desoneração da folha e pautas de interesse dos municípios, como precatórios, dívida previdenciária, saúde, merenda escolar e resíduos sólidos. A sessão foi agendada para 13 de maio, às 15 horas.

A queda de braços entre o Congresso e o Planalto envolveu a prorrogação da desoneração para 17 setores. Uma emenda apresentada pelo senador baiano, Ângelo Coronel, a pedido da UPB, inclui os municípios no projeto de lei. Após aprovação, o presidente Lula vetou a medida e o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional, com a contribuição reduzida entrando em vigor. Uma medida provisória foi enviada ao Congresso pelo governo retirando novamente o benefício, mas o texto caducou. Por fim veio a judicialização que está em análise do plenário do STF.

Após receber a pauta dos municípios, Rodrigo Pacheco agendou uma sessão de debate no Senado Federal, com os presidentes de associação municipalistas dos estados. (Foto: Divulgação)

Governador Jerônimo Rodrigues prestigia posse do novo presidente do TRE-BA

Terça / 30.04.2024

Por Secom GovBA

“Respeitar a institucionalidade do TRE é fundamental, para garantir a democracia do voto, a democracia eleitoral”, disse Jerônimo Rodrigues. (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assumiu, nesta segunda-feira (29), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador. O evento contou com a presença destacada do governador Jerônimo Rodrigues, que enfatizou o papel fundamental do TRE-BA na proteção da democracia.

“Respeitar a institucionalidade do TRE é fundamental, para garantir a democracia do voto, a democracia eleitoral. Hoje estou aqui para prestigiar e desejar sucesso ao desembargador Abelardo, e disponibilizar a colaboração do Estado na sua gestão”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.

O desembargador Abelardo da Matta, com vasta experiência na magistratura baiana, assume a presidência do TRE-BA com a responsabilidade de conduzir a segunda instância do poder judiciário no estado, em sua competência eleitoral.

Em seu discurso de posse, o desembargador destacou a importância do cargo e suas expectativas para o mandato à frente do Tribunal. "É uma honra e um compromisso assumir a presidência do TRE-BA. Pretendo fortalecer a democracia e zelar pela lisura dos processos eleitorais em nosso estado, garantindo assim a confiança da sociedade na Justiça Eleitoral”,

“Respeitar a institucionalidade do TRE é fundamental, para garantir a democracia do voto, a democracia eleitoral”, disse Jerônimo Rodrigues. (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

Bahia recebe mais de 67 mil novas doses da vacina contra a dengue

Terça / 30.04.2024

Por Ascom Sesab

Em 2024, a Bahia registra 169.758 casos de dengue, um incremento de 736,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (29), a Bahia recebe mais 67.087 doses da vacina contra a dengue, a ser distribuída para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas, tendo como público-alvo da imunização, a faixa etária de 10 a 14 anos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica que "a vacinação reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus. Para além da imunização, toda a sociedade deve continuar empenhada em eliminar os criadouros do mosquito, como a forma mais imediata de frear o avanço da dengue".

Em 2024, a Bahia registra 169.758 casos de dengue, um incremento de 736,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente são 241 municípios em epidemia, 71 em risco e 62 em alerta. Na reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista citado novamente como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista atualmente vive uma tripla epidemia. São 26.595 casos e 11 mortes confirmadas por dengue, isso sem contar as 2.570 notificações de chikungunya e 1.627 de zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.

A diretora da vigilância epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, pontua que o Governo do Estado já aplicou mais de R$ 21 milhões em ações de combate às arboviroses em 2024. "Realizamos ações com fumacê em diversas localidades, treinamos mais de 19 mil agentes de endemias e equipes assistenciais, além de enviarmos medicamentos e equipamentos para os municípios. Observamos uma inflexão no número de casos novos na última semana epidemiológica, mas devemos permanecer mobilizados e engajados para conter a doença".

A Bahia possui uma taxa de letalidade da dengue de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 52 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (11), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Encruzilhada (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Caraíbas (1) Carinhanha (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Ipiaú (1), Irecê (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Maraú (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1), Tanque Novo (1) e Várzea Nova (1). Os três últimos óbitos foram registrados em residentes de Encruzilhada, Tanque Novo e Vitória da Conquista.

Em 2024, a Bahia registra 169.758 casos de dengue, um incremento de 736,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. (Foto: Divulgação)

RHI Magnesita amplia projetos sociais em Brumado

Terça / 30.04.2024

Por RHI Magnesita

Uma das iniciativas é para a capacitação de crianças e jovens. Já a outra ação proporciona uma fonte de renda para mulheres em vulnerabilidade social. (Foto: Divulgação / RHI Magnesita)

A RHI Magnesita, multinacional referência em soluções refratárias, já lançou em 2024 cinco projetos sociais profissionalizantes e de capacitação para desenvolver as comunidades nas localidades onde estão inseridas. Duas iniciativas ganharam destaque em Brumado (BA): a ampliação do Identid’Arte e a reativação do “Costurando Amor”.

O Projeto Identid’Arte - iniciativa sociocultural com o oferecimento gratuito de aulas de música (flauta doce, violino e viola clássica), dança e teatro – foi ampliado e ganhou mais dois novos instrumentos: violoncelo e viola clássica. Já são quatro anos de projeto, atendendo 120 crianças e adolescentes. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da RHI Magnesita, os cursos têm duração de 12 meses, colaborando para a formação cultural dos nossos participantes.

A RHI Magnesita também reativou um projeto social que fez sucesso na pandemia: o “Costurando Amor”. Cerca de 65 mulheres em vulnerabilidade socioeconômica, tanto em Brumado quanto em Contagem, produzirão ecobags com materiais reutilizáveis, colchonetes e almofadas que serão comprados pela companhia.

 “Esse programa é diferente dos outros porque estamos gerando fonte de renda para as mulheres participantes do projeto. Esse recurso contribuirá para a renda familiar, gerando oportunidade de trabalho e capacitação para elas”, explica Lucilla Soledade, especialista em Relacionamento com a Comunidade da RHI Magnesita.

UPB seguirá mobilizada pela desoneração da folha dos municípios após liminar que derruba o benefício

Terça / 30.04.2024

Por Ascom UPB

A decisão do ministro será julgada no plenário virtual do STF a partir desta sexta-feira até 6 de maio. (Foto: Divulgação)

Após decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu a desoneração da folha das prefeituras, a União dos Municípios da Bahia (UPB) vem a público reforçar a importância do benefício para o equilíbrio fiscal dos municípios, que prestam serviços públicos e deveriam ser passíveis de regime diferenciado. O ministro Zanin concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633 propostas pelo Governo Federal, após a desoneração ser aprovada com amplo apoio do Congresso Nacional, diante da crise vivenciada pelos governos locais.

Ao destacar que a redução da contribuição patronal tem papel fundamental para reduzir a carga tributária e a dívida dos municípios com a Previdência, a UPB aguarda que o Plenário do STF considere o impacto positivo da medida para os municípios de pequeno e médio porte, que percebem na desoneração a possibilidade de arcar com suas obrigações em um regime mais justo e coerente com sua condição de ente público.

A UPB repudia a decisão do Governo de judicializar a redução da alíquota patronal do INSS e reitera sua missão de defender os interesses dos municípios, destacando que seguirá mobilizada para defender a desoneração enquanto conquista fundamental para a sobrevivência dos municípios.

“A desoneração trouxe um fôlego aos municípios sufocados pela alta carga tributária. Conquistamos amplo apoio dos parlamentares que se sensibilizaram com a situação das prefeituras. É preciso que se respeite a independência dos poderes constitucionais no Brasil. Cabe ao Congresso Nacional legislar sobre o assunto e assim foi feito. Agora o governo quer sobrepor seu poder para derrubar a medida ao invés de buscar alternativa para um recurso que já não existe porque os municípios geraram ao longo dos anos uma dívida impagável. O que pretendemos é estabelecer uma alíquota que dê condições do município arcar”, apontou o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, que estará em Brasília na próxima segunda-feira (29) para uma série de reuniões sobre o tema.

Na Bahia, 404 municípios abaixo de 156 mil habitantes estavam sendo beneficiados com a desoneração da folha que, inicialmente, foi proposta para prorrogar o incentivo fiscal já concedido a empresa de 17 setores econômicos. A medida, estendida às prefeituras após emenda do relator, senador Ângelo Coronel, reduziu de 20% para 8% a contribuição patronal dos municípios sobre a folha de pessoal, o que geraria à economia de R$ 1,1 bilhão ao ano para as prefeituras baianas, que agora correm o risco de perder o benefício.

A decisão do ministro será julgada no plenário virtual do STF a partir desta sexta-feira até 6 de maio. (Foto: Divulgação)

Brumado: paciente é morto após dupla armada invadir o Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto

Segunda / 29.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

Os indivíduos se passaram por pacientes e alegaram precisar de assistência médica. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (28), a Secretaria Municipal de Saúde de brumado veio a público esclarecer o ocorrido no final da manhã deste domingo no Hospital Municipal Prof. Magalhães Neto. Um paciente com ferimento de arma de fogo, supostamente vítima de tentativa de homicídio, deu entrada na unidade hospitalar no sábado (27). Devido ao estado de saúde, o homem foi submetido a internação hospitalar logo que atendido pela equipe médica.

De acordo com a pasta, em que pese todos os registros realizados diante das autoridades policiais, sobre a necessidade de se promover cautela quanto à guarda do mencionado paciente e, consequentemente, dos demais ocupantes da unidade de saúde, não houve nenhuma proteção policial.

Na manhã deste domingo, dois indivíduos se passaram por pacientes e alegaram precisar de assistência médica. Logo em seguida, abordaram uma enfermeira sob a mira de uma arma de fogo e foram ao encontro do paciente anteriormente mencionado, que estava na sala de imagens. A dupla efetuou diversos disparos contra o paciente internado e em seguida fugiram do local, deixando uma situação de muita tensão e pânico entre servidores e pacientes que estavam no hospital. Segundo a pasta, o paciente veio a óbito.

Livramento: três mulheres são detidas pela PM após furtos no centro da cidade

Segunda / 29.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

Das três mulheres, duas eram menores de idade de 17 e 15 anos. (Foto: Divulgação / Ascom 46ª CIPM)

Na manhã da última sexta-feira (26), por volta das 10h, a Polícia Militar recebeu denúncia de que três mulheres teriam cometido furtos em estabelecimentos comerciais na Praça João Marques, Centro de Livramento de Nossa Senhora. De posse da informação os militares localizaram R. de S. S, 43 anos, acompanhada por duas menores de idade de 17 e 15 anos. De acordo com a PM, com as mulheres estavam uma mochila e sacolas plásticas com os produtos provenientes dos furtos: itens de higiene pessoal, maquiagens e outros utensílios. Segundo a polícia, as suspeitas foram apresentadas na Delegacia Territorial de Livramento para a adoção das medidas cabíveis.

MP recomenda ao Município de Guanambi realização de concurso público para a Procuradoria Jurídica

Sexta / 26.04.2024

Por MP-BA

No documento, o MP recomendou ainda que, no prazo de até 90 dias, o Município adote as providências necessárias. (Foto: Divulgação)

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires, recomendou na última segunda-feira (22), ao Município de Guanambi que, no prazo de 180 dias, promova a realização de concurso público de provas ou provas e títulos para o preenchimento dos três cargos vagos de Procurador Jurídico do Município. Segundo a promotora de Justiça, apesar da existência do cargo de Procurador na estrutura administrativa do Município e de servidor público devidamente nomeado e empossado no referido cargo no ano de 2002, após prévia aprovação em concurso público, “o Município mantém a sua Procuradoria Jurídica inativa e desassistida, optando por realizar desvio de função e contratações de assessores jurídicos em nítida violação à legislação pertinente”, destacou.

No documento, o MP recomendou ainda que, no prazo de até 90 dias, o Município adote as providências necessárias para o efetivo funcionamento da Procuradoria Jurídica, inclusive promovendo o retorno do Procurador Jurídico para seu cargo de origem, se ainda não ocorreu. Quanto à contratação de escritórios de advocacia/sociedade individual, recomendou que seja observada a obrigatoriedade da licitação, salvo as situações que se encaixam em inexigibilidade do processo licitatório.

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

Sexta / 26.04.2024

Por TRE-BA

TRE-BA fará plantões de atendimento ao eleitor, nos dias 27 de abril (sábado), 1º de maio (feriado), 4 e 5 de maio (sábado e domingo), sempre das 8h às 14h. (Foto: Divulgação / Correio)

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados na manhã desta quinta-feira (25), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa.

Na ocasião, o presidente destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços, “estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”.

O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

O presidente também falou sobre as ações do TRE-BA para o fechamento do cadastro, entre elas, o plantão de atendimento aos finais de semana e no próximo feriado. O serviço ocorrerá nos dias 27/4 (sábado); 1º/5 (feriado); e 4 e 5/5 (sábado e domingo) em todo o estado. O atendimento será oferecido das 8h às 14 horas. A decisão foi estabelecida na Portaria nº 322, de 2 de abril de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). “O TRE da Bahia tem o compromisso de buscar ferramentas para atender o eleitor e possibilitar um acesso de forma cômoda e célere aos nossos serviços", pontuou Abelardo Paulo da Matta Neto.

Além dos pontos convencionais de atendimento ao eleitor, o presidente destacou outras ações que têm facilitado o acesso aos serviços pelo eleitorado baiano. “Fizemos convênio com as prefeituras-bairro, convênio com o Governo do Estado da Bahia através do Sac itinerante nas escolas, temos o ponto de atendimento no CCR Metrô/Terminal de Pituaçu e temos o caminhão itinerante do Projeto TRE em Todo Lugar que atende por todo estado”, ressaltou.

O desembargador apontou também a importância para a Justiça Eleitoral baiana do Abril Indígena, mês dedicado à visibilidade da luta e conquistas dos povos originários. “Estamos buscando possibilitar que os povos indígenas possam acessar com mais facilidade os serviços do TRE-BA. Inclusive, levamos uma equipe de trabalho a Paulo Afonso, em novembro do ano passado, para uma audiência pública em que conversamos com os povos indígenas, e verificamos a dificuldade que eles têm de acessar nosso atendimento. Então, estamos atentos e procurando a melhor forma de estarmos próximos deles", salientou.

Para acessar os serviços é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não poderá ser utilizada isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é requerido para homens que completam 19 anos no ano em que estão se alistando.

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado em decorrência dos preparativos para as Eleições Municipais, que acontecerão em 6 de outubro.

Inscrições para o Mais Futuro serão encerradas no dia 8 de maio

Sexta / 26.04.2024

Por Ascom SEC

O programa representa um investimento superior a R$ 53,5 milhões do Governo do Estado, em 2024. (Foto: Divulgação / Feijão Almeida)

Os estudantes das universidades estaduais da Bahia têm até o próximo dia 8 de maio para se inscreverem no Programa Mais Futuro. Seu principal objetivo é fomentar a permanência dos estudantes, prioritariamente, de famílias que integram o Cadastro Único de Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, regularmente matriculados em cursos de graduação presencial, de acordo com critérios estabelecidos pelo programa Estadual de Assistência e Permanência Estudantil. Os interessados devem acessar o Sistema Online do Mais Futuro, através do endereço eletrônico: http://maisfuturo2.educacao.ba.gov.br/acessoestudante.

O programa representa um investimento superior a R$ 53,5 milhões do Governo do Estado, em 2024. São concedidos três tipos de auxílio permanência: R$ 300 para o Perfil Básico, direcionado a estudantes que moram nos mesmos locais onde estudam; R$ 600 para o Perfil Moradia, para aqueles que moram a uma distância superior a 100 km da universidade onde fazem a graduação; e o Perfil Complementar, que contempla universitários beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições estaduais de Ensino Superior ou de entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico ou Moradia, conforme definido no inciso VI do Art. 5º da Lei nº 13.458, de 10 de dezembro de 2015, alterada pela Lei nº 14.360, de 1° de setembro de 2021.

De acordo com o cronograma divulgado no edital, a publicação da lista final de homologados, pós-recursos, deverá ser divulgada no dia 7 de junho de 2024. Acesse o edital no Portal da Educação. O crédito do programa ocorrerá durante oito meses do ano para o estudante beneficiário do Perfil Básico e por 12 meses do ano para o beneficiário enquadrado no Perfil Moradia. Poderá, excepcionalmente, ser acrescido o crédito de até quatro meses do ano ao estudante beneficiário do Perfil Básico, desde que comprovada situação de ameaça à sua permanência na universidade, nos termos do inciso III do art. 6º da Lei nº 13.458/2015, alterado pela Lei nº 14.360 de 1° de setembro de 2021.

Sobre o programa - Instituído em 2015, o Mais Futuro beneficia com auxílio-permanência estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de famílias cadastradas no CadÚnico, regularmente matriculados em curso de graduação presencial, que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior nas quatro universidades públicas estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb). Entre os requisitos exigidos, os universitários interessados devem possuir renda familiar per capita mensal não superior a meio salário mínimo; renda familiar total mensal de até três salários mínimos; e não podem ter qualquer tipo de vínculo empregatício.

Brumado: 2ª rodada da 1ª Copa Brahma de Futsal acontece nesta sexta-feira

Sexta / 26.04.2024

Por Redação Sertão Hoje

O ingresso para prestigiar o evento é apenas R$ 5 e crianças até 8 anos não pagam. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (26), a 2ª rodada da 1ª Copa Brahma de Futsal em Brumado promete agitar as quadras do Ginásio de Esportes Antonio Alves Ribeiro. A partir das 19h acontecerá as seguintes disputas: Poeirão x São Félix e Laricas x Art Ferro. Após os jogos, terá o imperdível show de Lyryo Barbosa, uma combinação perfeita de esporte e entretenimento para toda a família. O ingresso para prestigiar o evento é apenas R$ 5 e crianças até 8 anos não pagam. Venha fazer parte desse momento inesquecível.

Em apoio à agricultura familiar, Governo do Estado entrega kits produtivos para 15 municípios da região de Vitória da Conquista

Sexta / 26.04.2024

Por Secom GovBA

A iniciativa beneficiará Anagé, Aracatu, Caraíbas, Condeúba, Guajerú, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal, entre outros. (Foto: Matheus Landim/GOVBA)

Em mais uma manifestação de apoio à agricultura familiar, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, na noite desta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, kits produtivos para 15 municípios da região. A iniciativa aconteceu durante o coquetel de lançamento da 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, quando ele autorizou, também, a restauração e pavimentação em trechos da BR-415.

Para impulsionar a produção alimentar na região, o governador Jerônimo Rodrigues entregou 30 motos e 30 tablets para 15 municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg). Os kits produtivos fazem parte de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Civalerg. Com investimento total de R$ 4,5 milhões, a iniciativa vai beneficiar 1.800 famílias de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Guajerú, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal.

O município de Piripá, distante 120 quilômetros de Conquista, ganhou dois kits produtivos do Governo do Estado. O investimento foi comemorado pela secretária municipal de Agricultura, Maria Aparecida Dias Brandão. “A entrega dessas duas motos é de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar, não só nos municípios de Piripá, mas em todos os municípios vizinhos. A agricultura familiar é um segmento que precisa ser, cada vez mais, fortalecido, pois é do campo que vem o alimento para a cidade. E essas motos vão ajudar na assistência técnica, com as visitas dos técnicos, das secretarias dos municípios, que vai estar diretamente com o produtor e, assim, fortalecer a cadeia do leite, do mel e da mandioca”, pontuou.

Durante a agenda, o governador destacou a importância dessas entregas para a região sudoeste. “A agricultura familiar será fortalecida com o apoio dessas motos e tablets. Mas também estou aqui, hoje, para dar uma ordem de serviço muito importante, que é a construção de estradas importantes que vão atender parte significativa do município de Vitória da Conquista e ajudar no escoamento da produção”, avaliou.

A iniciativa beneficiará Anagé, Aracatu, Caraíbas, Condeúba, Guajerú, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal, entre outros. (Foto: Matheus Landim/GOVBA)

Navio da Saúde: estudantes de medicina da UniFG retomam atendimento e iniciam processo de territorialização em comunidades à beira do Rio Tapajós, no Pará

Sexta / 26.04.2024

Por Ascom UniFG

A Missão consiste em levar consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral. (Foto: Divulgação / UniFG)

Em uma jornada de 10 dias pelas margens do Rio Tapajós, alunos e professores do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, voltam a levar atendimento de saúde às comunidades de Santarém, com expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas, potencializando a atuação do SUS – Sistema Único de Saúde na região.

A 6ª edição da Missão Amazônia, ibniciativa promovida pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, iniciou no dia 18 de abril e contará com 31 alunos de sete escolas, que embarcam junto à equipe de especialistas no Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).

A Missão consiste em levar consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Haverá, ainda, atendimentos por teleconsulta em parceria com as CIS (Clínicas Integradas de Saúde), da Inspirali, e a utilização de um Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.

A novidade para este ano na Missão é o início de um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas. Este mapeamento tem como objetivo analisar a situação de saúde e condições de vida da população local, identificando riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que, futuramente, dentro da política do SUS, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.

“Temos dois objetivos muito importantes com as Missões: levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada e levar estudantes para esta experiência de atuarem, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. É um aprendizado que levarão para o resto da vida e proporcionará uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”, destaca Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional sul da Inspirali.

A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali em que participam estudantes a partir do quarto ano de graduação e que já possuem histórico em ações voluntárias. Além dos alunos da UniFG, esta edição também contará com a participação de alunos das universidades AGES Irecê e Jacobina (BA), FASEH (MG), Universidade Anhembi Morumbi - Piracicaba e São José dos Campos (SP) e UNISUL Tubarão (SC).

Os estudantes são selecionados por meio de um criterioso processo realizado pelos coordenadores do curso e do projeto envolvendo análise de conduta às situações problemas e entrevista. Além disso, antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participam de três capacitações internas.

Nas últimas cinco edições, a Missão Amazônia já reuniu mais de 180 estudantes de Medicina orientados por 24 professores e já foram realizados mais de 8 mil atendimentos percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém. A Inspirali também organizou recentemente sua primeira Missão internacional, em Benin, quinto país mais pobre do continente africano. Lá, foram atendidas cerca de 3 mil pessoas em 10 diferentes vilarejos.

“Estou muito feliz em participar dessa missão. Em apenas um dia já consegui me conectar com pessoas, com lugares e principalmente com a nossa casa por esses dias, o Abaré. Dizem que entramos no barco uma pessoa e saímos outra completamente diferente, já consigo sentir a energia de transformação e o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas das comunidades ribeirinhas. A emoção transborda, me sinto pronta e preparada para fazer a diferença na vida de pessoas”, declara a aluna da UniFG, Giovana Viana.

Redes de água antigas são substituídas em Rio de Contas

Sexta / 26.04.2024

Por Ascom Embasa

O sistema de abastecimento de água de Rio de Contas atende 1.882 domicílios, o que equivale a 6.587 habitantes que utilizam diariamente água tratada distribuída pela Embasa. (Foto: Divulgação / Embasa

Cerca de 5 quilômetros da rede antiga distribuidora de água, em Rio de Contas, com tubulação em cimento, estão sendo substituídos por tubulações em PVC na sede municipal. O investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, quando entregue, vai melhorar a prestação do abastecimento, reduzindo o tempo de reparo e de retomada do abastecimento, após a correção de vazamentos.

“Essa é uma ação importante para qualificar nosso serviço na sede de Rio de Contas e a obra está sendo realizada num sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Quando abrimos as valas para assentar a tubulação, arqueólogos fazem o acompanhamento da área escavada para observar se existem artefatos históricos a serem resgatados, caso eles apareçam durante a remoção de solo”, explica o gerente regional Manuel Mateus.

O sistema de abastecimento de água de Rio de Contas atende 1.882 domicílios, o que equivale a 6.587 habitantes que utilizam diariamente água tratada distribuída pela Embasa, capta na barragem de Luís Vieira, que acumula água do rio Brumado, e distribui uma vazão de 58 metros cúbicos por hora.

Qualquer material histórico encontrado pelos arqueólogos, nessa obra realizada pela Embasa, será guardado como reserva técnica no Campus da UNEB em Paulo Afonso.

CGU e Polícia Federal combatem desvio de recursos da saúde em Vitória da Conquista

Sexta / 26.04.2024

O objetivo é desarticular uma organização criminosa que desviou recursos federais destinados à Secretaria de Saúde do município. (Foto: Divulgação)

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quinta-feira (25/04), da Operação Dropout. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é desarticular uma organização criminosa que desviou recursos federais destinados à Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista (BA) para o combate à pandemia de Covid-19.

As ações investigativas se iniciaram com denúncia apresentada à Polícia Federal, indicando irregularidades na aquisição de testes rápidos para detecção de Covid-19 pela Secretaria de Saúde do Município de Vitória da Conquista (BA). Os fatos teriam ocorrido no exercício de 2020, durante a pandemia, em dispensas voltadas à aquisição de testes de detecção de antígenos do SARS-CoV-2 pelos métodos de fluorescência e imunocromatografia.

A CGU analisou os procedimentos de compra dos testes rápidos, tendo identificado que houve direcionamento em duas dispensas de licitação com valor total de R$ 2.030.000,00, resultando na contratação de uma mesma empresa, cujas propostas se encontravam acima dos preços praticados pelo mercado naquele momento, o que gerou um superfaturamento de, no mínimo, R$ 677.600,00 considerando os dois procedimentos.

As análises revelaram, ainda, que foram usados artifícios para que a empresa vencedora tivesse êxito nos dois certames, mesmo com propostas superfaturadas. Para tanto, propostas com valores menores, para aquisição de testes pelo método de imunocromatografia, foram alijadas da primeira dispensa realizada, sobre o argumento de que não atendiam à metodologia pretendida. Dessa forma, nessa dispensa só foram comprados testes rápidos por imunoensaio fluorescente, que foram fornecidos pela empresa investigada.

Logo depois, foi feita outra dispensa, exclusivamente para compra de testes por imunocromatografia, com pedido de cotação para três empresas, e a vencedora já tinha participado da dispensa anterior cotando esse mesmo item e apresentado preço superior às demais cotações naquela ocasião, valor esse muito próximo ao oferecido nesse segundo procedimento.